Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
16 de outubro de 2024 às 18:00

Droga: bairros e traficantes

Numa altura em que o aumento do consumo de droga causa preocupação, fomos tentar perceber o que se passa nalguns bairros de Lisboa e do Porto. E ainda: entrevista com a psicóloga Gabriela Moita e duas reportagens: os 60 anos do cerco policial a Lourosa e a Casa do Marquês, onde se fazem 10 mil refeições por dia.

Durante um dia, as jornalistas Raquel Lito e Mariline Alves percorreram alguns bairros de Lisboa considerados problemáticos devido ao tráfico e consumo de droga. A jornada começou no Casal Ventoso, sendo impressionante o rasto dos consumidores de drogas duras: seringas, blísteres de comprimidos, ampolas de ácido cítrico (para substituir o limão), entre outros resíduos. Para se precaver, a repórter calçou botas de sola grossa (para o caso de pisar alguma seringa) e usou luvas de látex. O trabalho, que é tema de capa, traça um retrato dos bairros da droga em Lisboa e no Porto e revela quais são os maiores traficantes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 1068

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.