
Carneiro diz que críticas internas não são fraqueza mas riqueza do PS
O contrário dessa diversidade "é mesmo o autoritarismo, é o maniqueísmo que outros procuram trazer para a vida política", disse o socialista.
O contrário dessa diversidade "é mesmo o autoritarismo, é o maniqueísmo que outros procuram trazer para a vida política", disse o socialista.
O Papa retomou a preocupação do seu antecessor com o ambiente, expressa na mensagem de vídeo que enviou a uma reunião de reitores de universidades das Américas e da Península Ibérica, no Rio de Janeiro, na qual os convidou a "trabalhar pela justiça ecológica, social e ambiental".
O novo Papa não viverá na sua concha espiritual e não será um amortecedor político de déspotas.
Agora que já se sabe que Leão XIV é o papa eleito, a SÁBADO falou com os padres Anselmo Borges e Fernando Rosas sobre a continuidade das políticas de Francisco e os principais desafios para o novo papado.
O professor da Universidade de Coimbra, filósofo e padre católico acredita que Francisco será lembrado pela defesa da paz, fraternidade e ecumenismo, bem como das "periferias geográficas e existenciais".
A líder do BE enalteceu ainda a escolha clara do Papa pelos pobres e pela defesa do planeta. "Condenou o ódio contra imigrantes e a economia que mata. Escolheu os pobres, o cuidado da terra, a nossa casa comum".
A comunidade internacional já reagiu à morte do Santo Pontífice, que morreu na manhã de segunda-feira.
Na homilia de sexta-feira santa, o cardeal português citou o Papa Francisco, que se referiu ao tempo presente como o de uma "guerra mundial aos bocadinhos".
De 15 de maio a 29 de junho, espaços como o Centro Português de Fotografia, a Reitoria da Universidade do Porto, a Estação de Metro de São Bento, o Maus Hábitos e o Museu Nacional Soares dos Reis vão expor o trabalho de 51 artistas nacionais e internacionais
O jornalista Carlo Musso, que escreveu com o Papa a sua autobiografia, conta à SÁBADO como foi o processo de trabalho ao longo de seis anos. Reforça que Francisco, nem nos dias da cirurgia, pensou em renunciar.
A "primeira vez que um grupo de transexuais veio ao Vaticano, saíram a chorar, comovidas porque lhes tinha dado a mão, um beijo... Com se tivesse feito algo de excecional para elas. Mas são filhas de Deus!", lê-se.
Apesar do país viver a melhor situação económico-financeira em décadas, é com apreensão que encaro o próximo ano.
Nos tempos que correm, o novo "Casal Europa" não precisa e não tem de viver no mesmo quarto. Mas têm uma casa comum que é a União Europeia. Como se diz agora, vão "viver juntos separadamente", mas de preferência a favor da Europa e dos Europeus.
Uma forma de atrair os portugueses às urnas. Mas há outros argumentos, como a necessidade de defender o espaço europeu, cada vez mais ameaçado.
Associação Casa Comum da Humanidade quer pressionar Portugal a defender o clima estável como Património Comum da Humanidade. Afinal, já ultrapassámos seis dos chamados Limites do Planeta.
Conheça bons exemplos de como combater os efeitos das alterações climáticas no ambiente e na sociedade, com a Ocean Alive, a Casa Comum da Humanidade e o Grupo Ageas Portugal.