Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
14 de maio de 2025 às 23:00

Leão XIV, um sinal de esperança

O novo Papa não viverá na sua concha espiritual e não será um amortecedor político de déspotas.

A eleição do Papa Leão XIV é o mais prometedor sinal de esperança que um mundo sacudido por guerras brutais poderia receber. Um mundo que vive num estado de sonambulismo social e indiferença face a tragédias como as de Gaza e da Ucrânia, em verdadeira reversão moral e ética quando os governos são os principais promotores da desigualdade económica, concentrando uma riqueza obscena nas mãos de umas dezenas de oligarcas em todo o globo. A ascensão de Leão XIV parece ter sido, também, uma última vitória de Francisco.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.