Nestas localidades portuguesas o Natal celebra-se de forma diferente: conheça as tradições
Há cidades onde a população se reúne para comer banana e beber moscatel. Outras sobem a uma igreja e atiram castanhas para uma fogueira.
Há cidades onde a população se reúne para comer banana e beber moscatel. Outras sobem a uma igreja e atiram castanhas para uma fogueira.
Troncos de Natal, cheesecakes, escangalhados, muitos panetones e, claro, bolos-rei mais e menos tradicionais: estes 10 restaurantes e pastelarias têm opções para todos os gostos.
No Natal, é difícil resistir àqueles olhos fofinhos debaixo da mesa. Mas há alimentos que podem ser perigosos para cães e gatos. Saiba quais.
Sim, é possível gostar de fruta cristalizada. Contamos-lhe a história do bolo de Natal português e sugerimos-lhe 10 sítios, de norte a sul do País, onde o pode (e deve) comprar e provar.
Seguem-se 10 alternativas de norte a sul para encontros Natalícios
O país começa a celebrar o Natal com mercados que misturam tradição, gastronomia e magia para todos os gostos.
Comer não é só ingredientes. É olhar olhos nos olhos, conversar e conseguir momentos de partilha.
Abertura do evento marcada para as 16h30 do próximo sábado, com uma parada de Natal e com o acender das iluminações.
Pratos clássicos, petiscos e sabores internacionais juntam-se à mesma mesa em época de celebrações
O Natal, mesmo para quem o vive de forma cultural e já não religiosa, deveria estar ligado aos valores da solidariedade, do altruísmo e da introspeção. A importância da família subsiste, ainda que há custa da sanidade mental de muitos. De resto, o consumismo parece ser o valor que mais nos move.
Em miúdo, a árvore de Natal de Júlio Isidro era natural, decorada com pedacinhos de algodão, nozes e velas. A atual é artificial e tem bolas douradas. O apresentador, que tem um presépio com mais de 70 anos, diz que não resiste aos coscorões da sogra.
Bolas, azevinho, pais natais, esquilos, sombrinhas, estrelinhas personalizadas e luzes brancas compõem a decoração da árvore da apresentadora de televisão, que este ano fez tudo em família, “ao som de músicas de Natal”.
Falámos com três nutricionistas, que rejeitam a prática de "restrições severas", mas enumeram algumas estratégias para manter o "equilíbrio" antes e depois das festividades.
A atriz só monta a árvore depois do aniversário da filha e este ano atrasou-se. Mesmo assim, juntou a família e foi ao som de músicas de Natal que a decorou em tons de vermelho e dourado. Apesar de gostar da época, confessa que dispensa o bolo-rei.
Tintos, brancos, espumantes ou licorosos. Nesta época, os vinhos também criam memórias à mesa.
Os menus de Natal do restaurante Doca de Santo, em Lisboa, são ideais para juntar a família, os amigos ou os colegas de trabalho à volta da mesa.