Estudo mostra como nos sentamos pouco à mesa
Comer não é só ingredientes. É olhar olhos nos olhos, conversar e conseguir momentos de partilha.
Comer não é só ingredientes. É olhar olhos nos olhos, conversar e conseguir momentos de partilha.
Abertura do evento marcada para as 16h30 do próximo sábado, com uma parada de Natal e com o acender das iluminações.
Pratos clássicos, petiscos e sabores internacionais juntam-se à mesma mesa em época de celebrações
O Natal, mesmo para quem o vive de forma cultural e já não religiosa, deveria estar ligado aos valores da solidariedade, do altruísmo e da introspeção. A importância da família subsiste, ainda que há custa da sanidade mental de muitos. De resto, o consumismo parece ser o valor que mais nos move.
Em miúdo, a árvore de Natal de Júlio Isidro era natural, decorada com pedacinhos de algodão, nozes e velas. A atual é artificial e tem bolas douradas. O apresentador, que tem um presépio com mais de 70 anos, diz que não resiste aos coscorões da sogra.
Bolas, azevinho, pais natais, esquilos, sombrinhas, estrelinhas personalizadas e luzes brancas compõem a decoração da árvore da apresentadora de televisão, que este ano fez tudo em família, “ao som de músicas de Natal”.
Falámos com três nutricionistas, que rejeitam a prática de "restrições severas", mas enumeram algumas estratégias para manter o "equilíbrio" antes e depois das festividades.
A atriz só monta a árvore depois do aniversário da filha e este ano atrasou-se. Mesmo assim, juntou a família e foi ao som de músicas de Natal que a decorou em tons de vermelho e dourado. Apesar de gostar da época, confessa que dispensa o bolo-rei.
Tintos, brancos, espumantes ou licorosos. Nesta época, os vinhos também criam memórias à mesa.
Os menus de Natal do restaurante Doca de Santo, em Lisboa, são ideais para juntar a família, os amigos ou os colegas de trabalho à volta da mesa.
A tradição mantém-se: pelo sexto ano consecutivo, a SÁBADO reúne alguns dos maiores chefs pasteleiros portugueses, que partilham as suas propostas para uma Páscoa mais doce.
Bolo-rei com Ginginha de Óbidos, bolos-rei mais tradicionais ou chocolate de todas as formas e feitios - em troncos, Charlotte ou "bolas de Natal" -, são várias as opções para um Natal açucarado.
Se não celebra o Natal ou quer fugir a um almoço caseiro a 25 de dezembro, temos seis sugestões de restaurantes abertos no Natal, em Lisboa, no Porto e no Algarve.
Juntámos seis restaurantes no Porto, para celebrar a época natalícia e juntar amigos, família ou colegas de trabalho à volta da mesa.
Bolos e restantes iguarias das pastelarias Docel vão tornar este Natal ainda mais delicioso.
Em conversa com a SÁBADO, Hélder Pacheco, autor de "O Livro do S. João" (2005), percorre as origens e tradições das festas populares no Porto.