NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Há cidades onde a população se reúne para comer banana e beber moscatel. Outras sobem a uma igreja e atiram castanhas para uma fogueira.
Para muitos portugueses Natal é sinónimo de "bacalhau com todos", bolo-rei, rabanadas e presentes, mas em algumas povoações esta época festiva ainda conta com tradições dos nossos antepassados. Algumas reúnem-se na rua à volta das fogueiras, tal como acontece também no Ano Novo, mas outras vivem o Natal de uma forma completamente inusitada.
Fogueira ilumina celebração natalícia em localidade portuguesaDR
O "bananeiro" de Braga
Em Braga, a tradição do "bananeiro" começou há 40 anos, numa antiga taberna chamada Casa das Bananas, e ainda hoje os habitantes se reúnem para a cumprir a tradição que manda "comer uma banana e beber uma banana". Por outras palavras, comer uma banana e beber um moscatel.
Pessoas celebram Natal com tradições únicas, incluindo bananas e bebidasRedes Sociais
"Magusto da Velha"
Na Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda, cumpre-se uma tradição que dura já há quatro séculos. O "Magusto da Velha" celebra-se sempre no dia 26 de dezembro, a seguir ao Natal, e visa homenagear uma mulher rica que há muitos séculos doava castanhas e vinho aos habitantes locais em troca de orações.
Desde então que todos os anos os moradores sobem à torre da igreja e atiram 150 quilos de castanhas para a fogueira. A Câmara Municipal distribui depois o vinho e a população passa a tarde a conviver.
Tradições natalícias únicas em localidades de Portugal atraem multidõesDR
Os caretos solteiros de Varge
É na região de Trás-os-Montes, mais precisamente na vila de Varge, que no dia 25 de dezembro os jovens solteiros se vestem de Caretos - figuras mascaradas conhecidas pelos seus trajes coloridos - e correm pelas ruas a gritar e dançar. Pelo caminho ainda recebem comida da população.
Festa dos Caretos Pedro Rebelo/Correio da Manhã
A árvore de Guimarães
Em Guimarães, as festividades natalícias arrancam oficialmente a 29 de novembro e são dedicadas a São Nicolau. Os habitantes cortam uma árvore imponente que depois é transportada num carro até ser erguida na praça principal.
Guimarães ilumina-se com decoração natalícia tradicionalRicardo Jr
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Foi o facto de se sentir zangado com a atitude da primeira figura do estado, que impulsionou Henrique Gouveia e Melo a se candidatar ao cargo de quem o pôs furioso.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.