
Rússia e Bielorrússia fazem demonstração de poder militar para enviarem mensagem à Europa
O major-general Valery Revenko referiu que se o exercício não ter como objetivo "ameaçar ninguém": "Somos a favor de um diálogo construtivo e pragmático”.
O major-general Valery Revenko referiu que se o exercício não ter como objetivo "ameaçar ninguém": "Somos a favor de um diálogo construtivo e pragmático”.
Os líderes da China, Rússia e Índia estão reunidos na cimeira da Organização para a Cooperação de Xangai mais participada de sempre. Cátia Miriam Costa e José Filipe Pinto explicam que a política externa dos Estados Unidos pode aproximar os seus opositores.
Violência começou na quinta-feira, sobretudo na zona costeira do país. Há milhares de pessoas sem acesso a água e eletricidade.
Maia Sandu e os seus apoiantes têm alertado para a existência de uma forte campanha de desinformação e compra de votos patrocinada pela Rússia e os seus apoiantes no país.
Estão a disparar os ataques informáticos na saúde (pública e privada), um negócio rentável, com redes de piratas especializados. O resultado são consultas e equipamentos suspensos, urgências encerradas e dados comprometidos.
A votação vai ser realizada a 10 de outubro e alguns diplomatas acusam a Rússia de estar a oferecer cereais e armas a países em troca dos seus votos.
Diz-se anarcocapitalista, quer dolarizar a economia, acabar com o banco central e com mais de metade dos ministérios. O seu grito de guerra é “viva la libertad, carajo”.
O presidente chinês prometeu enviar altos representantes à Ucrânia, para que sejam mantidas conversações com todas as partes que pretendem alcançar a paz.
Dmitry Medvedev considerou que a Rússia tem o direito de se defender através do uso de armas nucleares se os seus limites forem ultrapassados. O presidente do Conselho de Segurança russo também referiu que não considera que nem nesse momento os EUA iriam interferir diretamente no conflito.
Temos sinal certo e seguro de divergências de fundo entre os aliados de Kiev e as lideranças políticas e militar ucranianas causadas pelo fornecimento de armamento militar.
"Muitas questões surgem sobre a renúncia desses países ao estatuto nuclear", disse Alexandr Grushkó, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, aos jornalistas.
O Kremlin "sublinhou que o fim da política tradicional de neutralidade militar seria um erro, já que não existe qualquer ameaça à segurança da Finlândia".
Na Polónia, na II Guerra Mundial, na Hungria, na Checoslováquia, em Berlim, no golpe de Moscovo, os comunistas estiveram com os russos. A História explica?
Com a guerra entre Rússia e Ucrânia a prolongar-se, três estados emergiram como potenciais mediadores entre o Ocidente e Vladimir Putin. Quais as suas motivações, e o quão eficazes podem ser?
Com receio de uma invasão da URSS, a República Federal Alemã assinou com Portugal uma série de acordos secretos para criar, em Beja, uma base de retaguarda para as forças alemãs. Graças a isso, Salazar conseguiu suportar o esforço de guerra em três frentes no Ultramar.
Em Portugal, a população passará cerca de 38,2 anos da sua vida em contexto laboral, cerca de dois anos acima da média da União Europeia.