Sábado – Pense por si

Hospitais na mira dos hackers. Mais de 4 mil ataques à saúde nos últimos seis meses

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 25 de setembro de 2024 às 23:00

Estão a disparar os ataques informáticos na saúde (pública e privada), um negócio rentável, com redes de piratas especializados. O resultado são consultas e equipamentos suspensos, urgências encerradas e dados comprometidos.

Domingo, 6 de agosto de 2023. O alerta veio dos médicos e enfermeiros escalados para o primeiro turno da manhã: os computadores não estavam a responder, e mostravam uma mensagem a justificar que se tratava de um ataque informático. A presidente do Conselho de Administração do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) estava de férias, bem como o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, em Porto Santo. E o secretário da Saúde encontrava-se numa visita oficial aos Estados Unidos. A responsabilidade de lidar com o ciberataque aos três hospitais e 47 centros de saúde recaiu sobre a vice-presidente do SESARAM, Filipa Freitas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.