Sábado – Pense por si

Guia de Marcha em Auschwitz

Não há mortos maiores do que os outros, mas há um facto que não deve ser limpo, varrido, substituído. A Polónia, ou os polacos, ou alguns polacos, têm um problema sério com a memória.

Paulo Barriga

Bento XVI: o Papa e as sombras do demónio

Esteve no furacão dos abusos sexuais na Igreja, na luta contra o preservativo e o aborto, e escândalos de corrupção e nepotismo abalaram o fim do seu ministério. O seu secretário pessoal diz que foi tudo obra do diabo.

Miriam Assor

Anita Lasker-Wallfisch, música na salvação

Durante quatro décadas não falou do passado. Mesmo os filhos foram mantidos no escuro do sofrimento. O violoncelo, que aprendera em Berlim, salvou-a da câmara de gás e do crematório.

Miriam Assor

Larvas na História

Quando se assinalam 83 anos da Noite de Cristal, Miriam Assor, num artigo de opinião, recorda quando há anos, do arquivo de Dachau lhe indicaram para consultar um texto de Humberto Nuno de Oliveira. Um homem que foi candidato do Partido da Renovação Nacional (PNR) às europeias.

7
Eduardo Pitta

6 novidades literárias a ter em conta

Três romances de excelência – uma tragédia rural com incesto, um retrato da Belle Epoque, um relato sobre escravidão sexual – juntam-se a dois ensaios e a um registo autobiográfico.

5
Miriam Assor

Museu do Holocausto do Porto abre no Porto

A inauguração ao público tinha data propositada; 27 de janeiro, o dia da libertação do campo de extermínio nazi Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)