2005 | Colónia, Alemanha
Um novo Papa chegou para se comprometer com os mais jovens nesta aventura que é cada Jornada Mundial da Juventude. O Papa Bento XVI celebrou pela primeira vez a JMJ e logo no seu país natal, onde foi acarinhado por cerca de um milhão de peregrinos.
O evento decorreu entre os dias 16 e 21 de agosto e, nesse ano, Bento XVI introduziu uma novidade, dedicando um tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento.
A mensagem do novo Sumo Pontífice invocou o amor e a fé: "A hora de Jesus é a hora em que o amor vence".
2008 | Sydney, Austrália
A Jornada Mundial da Juventude de 2008 decorreu na cidade de Sydney, na Austrália, e foi presidida pelo Papa Bento XVI. Há registo de cerca de meio milhão de peregrinos de mais de 200 países e mais de 600 bispos de todo o mundo, numa edição que marcou a entrada da JMJ no mundo das redes sociais.
Nesta edição, o Papa crismou 24 jovens e a sua mensagem foi destinada a eles e a todos os que confirmaram as promessas feitas no batismo: "Nada mais pode ser como antes. Serem batizados no Espírito significa serem incendiados pelo amor de Deus".
2011 | Madrid, Espanha
A capital espanhola foi pintada por dois milhões de peregrinos entre os dias 16 e 21 de agosto. A vigília com o Papa Bento XVI ficou marcada pela chuva que se fez sentir, mas que não conseguiu demover a multidão de jovens.
"A fé não se limita a proporcionar alguma informação sobre a identidade de Cristo, mas supõe uma relação pessoal com Ele", disse o Santo Padre a todos os que acompanharam esta edição.
Esta foi a segunda vez que Espanha foi palco da JMJ.
2013 | Rio de Janeiro, Brasil
Após a renúncia de Bento XVI, a 28 de fevereiro de 2013, o seu sucessor, o Papa Francisco, dirigiu a edição da Jornada Mundial da Juventude de 2013. O encontro decorreu entre os dias 23 e 28 de julho e mais de três milhões de peregrinos estiveram presentes na missa na famosa praia de Copacabana.
"O Evangelho é para todos, e não apenas para alguns", disse Francisco, num encontro marcado pela festa e oração.