Sábado – Pense por si

Miguel

Descolar

Entro no carro, ponho o cinto. Cai uma mensagem no grupo "Stupid dad" (gentileza criativa das moçoilas): uma série de emojis entre lágrimas, beijos e corações. E faço-me ao caminho.

Sónia Bento

É hoje o grande dia da princesa Leonor

A filha mais velha dos reis de Espanha e herdeira do trono completa 18 anos, esta terça-feira, dia 31, e vai jurar a Constituição. Saiba quem é a discreta Leonor, que dizem não ser uma típica princesa.

Raquel Lito

JMJ. Dormidas em ginásio, duches no recreio e opções vegan

Nesta escola os peregrinos dormem no chão, em sacos-cama. Eles tomam banho de água fria, lá fora; elas têm a água quente do balneário. Ninguém perde o ânimo. A SÁBADO acompanhou as primeiras horas de uma escola que acolhe peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Benfica.

Marco Alves

Como a "sobrinha" de José Sá Fernandes foi contratada pela CML

Foram três avenças para a enteada de Ricardo Sá Fernandes (total de €46.500) para projeto gerido pelo irmão vereador. SÁBADO conta ainda como um podcast de 24 episódios comprado pela CML em 2020 foi reutilizado por Sá Fernandes em 2022, já fora do cargo. Terá havido um despacho de autorização em 2021, mas ninguém o encontra. Sá Fernandes defende legalidade de todos os procedimentos.

7
Pedro Henrique Miranda

Os melhores livros de 2022

Histórias para desafiar ideias e subverter preconceitos estão entre as nossas melhores edições (e reedições) do ano.

João Carlos Barradas

“O corajoso povo da Ucrânia”

É o distinguido com o Prémio Sakharov 2022. Mas as tensões provocadas pela guerra, religiosas, linguísticas, culturais, criam um risco para o futuro democrático.

Raquel Lito

Quis pagar em dinheiro e não me deixaram

A lei não o permite, mas há lojas que já não aceitam pagamentos em numerário. A DECO diz que isso pode excluir os consumidores mais vulneráveis e pondera pedir uma sanção ao Banco de Portugal.

Sebastião Almeida

A história da fotografia impressa começa a ser vista a partir do Estado Novo

A produção imagética do Estado Novo é tão prolífera que deu origem a um livro. 'Fotografia Impressa e Propaganda no Estado Novo', coordenado pela investigadora Filomena Serra, analisa 50 títulos, publicados entre 1928 e 1974, que ajudam a compreender a (rica) cultura visual do regime e dos artistas que lhe fizeram frente.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)