Sábado – Pense por si

Markus Almeida

Um hotel de 5 estrelas com beliche, porque não?

Na ilha de São Miguel, o Octant Ponta Delgada aperfeiçoou a arte de receber crianças (e pais): com peluches, cookies, espaços para brincar e quartos pensados de propósito para famílias.

Tiago Carrasco

1973: As últimas badaladas do regime

Na viragem para 1974, capitães conspiravam, maoistas proliferavam nas universidades e fações armadas planeavam sequestros. Poucos suspeitavam que o 25 de Abril estava à porta. O ambiente político e as conspirações na última passagem de ano em ditadura.

Susana Lúcio

Os bunkers que são hoje museus

A estrutura antinuclear construída pelo Canadá nos anos 60 tornou-se um êxito entre turistas, após o início da guerra na Ucrânia.

A banalização do anormal

Fechar os olhos às condições de vida dos imigrantes até à próxima tragédia ou operação policial não resolverá o problema. Ele continuará a crescer, contribuindo para o aumento das tensões sociais, e de novos ressentimentos.

Bruno Faria Lopes

O torneio de bola que nos obriga a olhar

Ao envolverem uma paixão como o futebol, para muitos um prazer incontornável e uma fuga à rotina, os problemas éticos do Mundial no Qatar são um levantar do espelho à nossa frente, que nos obriga a olhar para o que se passa lá longe e aqui perto, quando só queríamos relaxar a ver a bola.

Paulo Barriga

Ai, Timor... as máfias que os tentam calar

Nos últimos dois meses chegaram a Portugal milhares de timorenses iludidos com o eldorado europeu. Encontraram fome, habitações insalubres e precariedade. Muitos ficaram a viver na rua.

Raquel Lito

Os escândalos sexuais da Igreja católica

O “padre de ferro” reage às acusações, o colega de Viseu está desaparecido e o condenado por pedofilia recebe visitas dos clérigos na prisão (até já tem emprego à espera). A Conferência Episcopal pressiona por respostas céleres.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h