Sábado – Pense por si

Vanda Marques

Vasco da Gama: O leal capitão que parecia um pirata

Pertencia a uma ordem militar religiosa e antes de descobrir o caminho marítimo para a Índia, cumpriu algumas missões para o rei, provando ser corajoso. Vasco da Gama era um líder nato e autoritário

Vanda Marques

Uma vida repleta de amores

Mulheres casadas, ciganas, freiras, atrizes – o Rei viveu várias paixões. A mais famosa foi com uma freira de Odivelas, Madre Paula. No fim da vida terá recorrido a afrodisíacos.

Susana Lúcio

Português descobriu a América

João Vaz Corte-Real recebeu a capitania de Angra, Açores, em 1474, por feitos ao serviço da Coroa. Quais? Ter pisado solo americano antes de Colombo.

Susana Lúcio

Como chegaram os periquitos selvagens a Lisboa?

As aves tropicais descendem de exemplares que fugiram de cafés e casas particulares nos anos 70. Os animais adaptaram-se bem ao clima e às cidades. Já são 2.500 só na capital.

10
Pedro Henrique Miranda

Os chefs do Natal futuro

A consoada da SÁBADO está de volta: falámos com nove destacados chefs de norte a sul do País sobre o seu percurso, técnica e influências, e pedimos-lhes um prato especial para um jantar de Natal moderno.

Vanda Marques

A vida privada de D. Pedro IV, rei e imperador

Era hiperativo, sofria de epilepsia e caiu 36 vezes do cavalo. Colecionava amantes – com uma delas trocou mais de 200 cartas – e filhos ilegítimos, mas foi um marido romântico e pai dedicado. Como político, não era agarrado ao poder e escreveu contra a escravatura. Abdicou de dois tronos – o português e o brasileiro –, mas mudou a História para sempre.

6
Rita Bertrand

Shakespeare feminista nas Ruínas do Carmo

O início é misógino, mas uma personagem vira tudo do avesso, com argumentos à frente da sua época. “É a peça mais feminista do autor”, diz António Pires sobre Muito Barulho por Nada, que encena.

Eduardo Pitta

Leituras recomendadas

Nas escolhas do crítico para a primavera, há um fã de Hitler que ganhou o Nobel, um livro que adverte para o regresso, hoje, da ultradireita e o clássico da distopia totalitarista, 1984.

Rita Bertrand

40 grandes vinhos nacionais para beber este verão

Com o tempo a aquecer, o que apetece é comer saladas, peixe e marisco. Escolha bem a companhia desses pratos leves: frescura engarrafada, a mostrar os terroirs de todas as regiões do País.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h