Sábado – Pense por si

Vasco da Gama: O leal capitão que parecia um pirata

Vanda Marques
Vanda Marques 11 de dezembro de 2024 às 23:00

Pertencia a uma ordem militar religiosa e antes de descobrir o caminho marítimo para a Índia, cumpriu algumas missões para o rei, provando ser corajoso. Vasco da Gama era um líder nato e autoritário

Sobrancelhas cerradas, barba enorme, nariz espetado e estatura média. O capitão português tinha mais ar de “chefe de piratas” do que de nobre, descreve o historiador inglês Nigel Cliff. Então como é que este cavaleiro da Ordem de Santiago, alentejano da baixa nobreza, causa boa impressão no rei D. Manuel I para ser enviado, em 1497, com quatro navios e mais de 140 homens para descobrir uma forma de chegar à Índia por mar? “Continua a ser uma questão por resolver, mas é interessante. Não foi certamente por causa da experiência de navegação que Vasco da Gama tinha. É certo que quem conduz os navios são os pilotos, não o comandante. Contudo, a missão de Vasco de Gama era de diplomacia e de manter a ordem nos navios”, diz o historiador João Paulo Oliveira e Costa, mas algo Vasco da Gama terá feito para impressionar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.