Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Políticos nos bairros: ir mais ao terreno é "um dever", aponta Marcelo

Os governantes e líderes dos maiores partidos visitam os bairros com mais exclusão antes de eleições, notam as associações de moradores ouvidas pela SÁBADO. Para o Presidente da República ir é crucial, até porque “o ritmo da mudança não para de aumentar, desafiando estruturas públicas preparadas para a realidade de há 30, 20 ou 10 anos”.

Bruno Faria Lopes

Como se vivia o dia-a-dia na véspera da democracia

Em 1974 Orlando foi para a guerra, Maria servia os irmãos na cama, Ana tratava mulheres que davam leite de vaca aos filhos, Joaquim regressou da guerra para o bairro clandestino – e António foi para a esquadra por beijar a namorada na boca.

Débora Calheiros Lourenço

Incêndio na Mouraria: "Arrendatários aproveitam-se dos imigrantes"

As condições em que vivam 20 pessoas num rés-do-chão que ardeu no sábado não apanharam de surpresa Jorge Malheiros, geógrafo e que tem estudos feitos sobre a habitação e a população imigrante. Defende que se devem evitar situações degradantes como esta e sublinha que a lei até já existe.

Bruno Faria Lopes

Marcelo e a Igreja: o católico devoto vs. o Presidente da República

Marcelo nega à SÁBADO que a fé, central na sua formação, tolde a sua ação política no tema dos abusos sexuais na Igreja. As declarações sobre os "400 casos" geraram mal-estar na Igreja. Falará o Presidente menos? “Ninguém na Igreja me pediu”, afirma.

Paulo Barriga

Como a Alemanha financiou as guerras portuguesas em África

Com receio de uma invasão da URSS, a República Federal Alemã assinou com Portugal uma série de acordos secretos para criar, em Beja, uma base de retaguarda para as forças alemãs. Graças a isso, Salazar conseguiu suportar o esforço de guerra em três frentes no Ultramar.

Margarida Davim

Os fabulosos irmãos Rebelo de Sousa

Partilham a gargalhada, a fé católica e o interesse por causas sociais. Marcelo é o mais ao centro, António o socialista, Pedro o conservador. Cresceram nos corredores do poder e vingaram na política, na academia, nos negócios e na advocacia.

Pedro Henrique Miranda

A SÁBADO é todos os dias

Os bairros de lata que agora são de luxo, os planos de Trump para o regresso e a história da música em discos – tudo na sua SÁBADO diária.

Bairros_v2.mp4
Raquel Lito

Eram bairros de lata e agora são chiques

O filho do primeiro-ministro mudou-se para um novo Casal Ventoso, a antiga Pedreira dos Húngaros está em construção e o Bairro das Marianas tem penthouses. Como ganharam (boa) fama?

Portugal Hammerskins
João Pedro George

Superficialidades Desenvoltas - Parte II

Diogo Ramada Curto revela-se insensível à multiplicidade de esferas e de configurações, à diversidade de actores e de micro-poderes que constituem o campo da luta contra a estigmatização racial, e parece querer centrar a questão numa única dimensão — a matriz político-partidária.

Sebastião Almeida

Cinco filmes a não perder na CineFiesta

A mostra de cinema espanhol apresenta uma programação pensada em conjunto com os festivais de cinema de Lisboa (IndieLisboa, Doclisboa e Queer Lisboa). O cinema feminino volta a estar em destaque nesta mostra de 13 filmes, que cruza a modernidade com os clássicos.

Ricardo Santos

Sabemos para onde vamos

Quando viajo, tento colocar-me no lugar do outro, o que vive onde estou a passar férias ou em reportagem. Passageiro clandestino, a crónica de Ricardo Santos

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)