Avião que seguia para Espanha faz aterragem de emergência no aeroporto de Faro. Foi declarado alerta vermelho
Aeronave transporta 179 passageiros e tripulantes a bordo.
Aeronave transporta 179 passageiros e tripulantes a bordo.
Foi captado o momento em que uma aeronave fez uma aterragem de emergência numa estrada onde circulavam vários veículos, no estado norte-americano da Florida.
A Airbus anunciou na sexta-feira a recolha de aproximadamente 6.000 aviões A320 para a substituição urgente do 'software' de controlo de voo, devido a problemas causados pela exposição à radiação solar.
A transportadora salientou o "feito extraordinário" conseguido graças às "suas equipas da Manutenção & Engenharia".
Mais de 6.000 aviões, metade dos A320, o avião mais vendido da história da aviação comercial, foram afetados por este problema, embora a maioria só precisasse de uma atualização informática para manter os padrões de segurança.
A Airbus anunciou na sexta-feira a recolha de aproximadamente seis mil aviões A320 para a substituição urgente do 'software' de controlo de voo, devido a problemas causados pela exposição à radiação solar.
Um piloto viu-se obrigado a aterrar de emergência no mar, no estado norte-americano da Carolina do Norte, e foi rapidamente resgatado pelas equipas de emergência.
As autoridades indicaram que o helicóptero da Polícia Antinarcóticos foi supostamente atacado por um drone quando sobrevoava uma zona rural de Amalfi, o que obrigou a tripulação a realizar uma aterragem de emergência.
A empresa anunciou entretanto que, "após a conclusão das diligências pelas autoridades competentes", a aeronave foi autorizada a retomar a operação.
O alerta foi dado às 12h32.
Numa primeira fase foi avançado por meios de comunicação belgas que se tratava de um avião proveniente do Porto, mas sabe-se agora que o voo teve origem em Faro e que a ameaça de bomba era falsa.
Uma falha no motor levou o piloto a fazer a uma aterragem de emergência perto do Rio Itanomas, os tripulantes e o piloto acabaram por subir para o avião para se protegerem dos jacarés.
A companhia aérea apela a que as autoridades europeias imponham limites, depois de ter processado um passageiro alcoolizado por 15 mil euros, que obrigou a desviar um voo.
As autoridades aeroportuárias disseram que o avião estava a tentar uma aterragem forçada, após uma primeira tentativa de aterragem ter falhado.
O avião de passageiros da Azerbaijan Airlines despenhou-se no Cazaquistão na quarta-feira, e fez 38 mortos.
O alerta foi dado cerca das 09h37, tendo o caça Eurofighter francês, com quatro horas de combustível e dois ocupantes, aterrado em segurança cerca das 10h10.