Sábado – Pense por si

Maria Henrique Espada

Presidenciais, a eterna guerra no PS

Há corrida para Belém? Então, há chatices no largo do Rato (a não ser que o candidato esteja à procura da reeleição). Por causa das Presidenciais, suspendeu-se o pai fundador, criaram-se fações num sótão e estragaram-se belas amizades.

2
António Araújo

E se Sá Carneiro não tivesse morrido?

Teria continuado no governo após a vitória de Ramalho Eanes nas presidenciais de dezembro de 1980? Ter-se-ia remetido ao exílio ou criado um novo partido? Ou poderia ter sido presidente da República no lugar de Mário Soares?

Maria Henrique Espada

Costa e Rio: Defeitos e virtudes do próximo primeiro-ministro

Um meteu-se na política quando ainda dava erros de português e nunca mais saiu. Gosta de negociações e de puzzles, políticos e dos outros. O professor que lhe deu 17 viria a achá-lo um otimista irritante. O outro é teimoso, bem-humorado e um otimista. Ceder para agradar não é o seu estilo. Hoje as eleições jogam-se entre estes dois homens.

5
Margarida Davim

Os arquivos secretos de Soares

Há mais de três milhões documentos a serem trabalhados que vão revelar os lados escondidos do antigo Presidente, que guardava tudo.

Tiago Carrasco

Advogado e político ao espelho

Defendeu presos políticos como o comunista Domingos Abrantes. Spínola considerou-o um perigoso esquerdista e o embaixador dos EUA Carlucci descreveu-o como “fala-barato”. Enfureceu várias vezes Soares e avançou para a câmara de Lisboa quando ninguém no PS queria.

Instantâneos ou quase (34)

Sabem como é que se percebe que o CDS afinal não está assim tão mal? Quando Nuno Melo admite ser candidato à liderança percebemos que ainda há virtude em quem lá manda. Melo é o grau zero dos políticos e da política. Para mim.

Instantâneos ou quase (19)

Entrevistar a patroa nunca é tarefa fácil. É-se apontado por isto ou aquilo. Uma evidência. Mas ver a conversa entre Cristina Ferreira e três jornalistas experientes (o entrevistador e “os meninos”) foi confrangedor.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente