Mundial de Clubes e apagão entre os mais pesquisados na Google em 2025 em Portugal
Termos locais a tragédia do Elevador da Glória foi um dos temas mais procurados.
Termos locais a tragédia do Elevador da Glória foi um dos temas mais procurados.
"Apagão" superou "imigração" e "flotilha" entre as palavras mais votadas de 2025 e sucede a "liberdade" (2024, ano dos 50 anos do 25 de Abril), "professor" (2023), "guerra" (2022) e "vacina" (2021).
A eletricidade começou a ser restabelecida pelas 07h00, hora local, 06h00 em Lisboa.
Até ao final de novembro pode votar através do 'site' www.palavradoano.pt.
O apagão deveu-se a incumprimentos das empresas geradoras de eletricidade, afirma a presidente da Red Eléctrica.
Painel de peritos europeu que investiga o incidente divulgou esta sexta-feira o relatório preliminar.
O apagão, classificado pela ENTSO-E como "excecional e grave", deixou Portugal e Espanha praticamente sem eletricidade durante mais de 10 horas. Aeroportos encerrados, congestionamento nos transportes e falta de combustíveis estiveram entre as consequências imediatas.
Uma queda de tensão provocou um apagão de cerca de uma hora na Grand Central Station, em Nova Iorque, EUA, na manhã desta quinta-feira. Apesar da falta de luz, os serviços de comboio não foram afetados, segundo as autoridades.
Organizações de defesa dos direitos humanos estimam que cerca de 800 mil palestinianos ficaram "completamente isolados" na cidade de Gaza devido ao apagão.
A petição surge numa altura em que cada vez mais agências de notícias têm avançado que os seus jornalistas estão a morrer de fome no enclave palestiniano.
A ministra do ambiente apresentou um pacote de 31 medidas, algumas das quais já tinham sido anunciadas, para reforçar a segurança do Sistema Elétrico Nacional.
As medidas vão ser apresentadas de manhã, numa sessão no Ministério do Ambiente, pela ministra Maria da Graça Carvalho, que será acompanhada pelo secretário de Estado da Energia, Jean Barroca.
O tribunal entendeu que não ficaram provados os dois crimes de dano e acesso ilegítimo de que a deputada estava acusada pelo Ministério Público.
A deputada do Chega está acusada pelos crimes de dano e acesso ilegítimo, tendo a procuradora do Ministério Público considerado que "não é credível que alguém se faça desfiliar às 10h da manhã de um dia e esteja a fazer alterações a um ficheiro às 16h do dia anterior".
O partido liberal frisa que os "efeitos potenciais do apagão sobre hospitais, telecomunicações e transportes foram particularmente preocupantes"
Na primeira sessão deste julgamento, Cristina Rodrigues negou os factos que constam na acusação do Ministério Público. "Para já, apenas digo que rejeito os factos que me são imputados", referiu.