Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

Nero Saraiva foi condenado no Iraque a 15 anos de prisão por pertencer ao Estado Islâmico. A família tem tentado, sem sucesso, contactar o governo para conseguir apoio consular. Pela primeira vez, a mãe e o pai decidiram dar uma entrevista em que contam como foi perder o filho para um grupo terrorista e a odisseia para o tentarem trazer de volta: “Tragam o meu menino para cá.”

Nuno Tiago Pinto

Mulheres de jihadistas a caminho de Portugal

O MNE está a coordenar um grupo restrito que, em segredo, está a estudar o repatriamento de quatro mulheres e oito crianças dos terroristas portugueses do Estado Islâmico.

Nuno Tiago Pinto

A quinta mulher do jihadista português

As autoridades portuguesas localizaram mais uma mulher e um filho de Nero Saraiva. Romina Scheer foi repatriada para a Alemanha, onde está detida.

Nuno Tiago Pinto

Jihadista foi denunciada pela mãe

A Holanda pediu a Portugal dados sobre Ângela Barreto e os seus dois maridos. A mãe da terrorista avisou a polícia que a filha ia viajar para a Síria.

Nuno Tiago Pinto

O jihadista desconhecido

André Cabral partiu no fim de 2014 para a Síria. É o terceiro português - além de Nero Saraiva e Steve Duarte - referido por Helena Fazenda no parlamento como tendo sobrevivido à queda do Estado Islâmico

7
Nuno Tiago Pinto

Jihadista lusodescendente voltou à Europa

Angela Barreto aterrou esta terça-feira no aeroporto de Schiphol, na Holanda, com o filho, vinda da Turquia. Foi presa pelas autoridades e a criança entregue aos serviços sociais.

7
Nuno Tiago Pinto

Jihadista luso-descendente a caminho da Europa

Angela Barreto conseguiu atravessar a fronteira entre a Síria e a Turquia com o filho e apresentou-se no consulado da Holanda em Istambul. Está detida a aguardar teste de ADN

Nuno Tiago Pinto

Porta aberta à extradição de jihadista para Portugal

Nero Saraiva foi transferido de uma prisão das forças curdas, na Síria, para o Iraque. Com um mandado de captura internacional ativo, poderá ser extraditado para Portugal a qualquer momento, se as autoridades iraquianas o entenderem. O jihadista já pediu o repatriamento: no Iraque enfrenta a pena de morte

CofinaEditor_2019-12-17_15_42.177955498.mp4

Nero Saraiva, a história do mais perigoso jihadista português

O primeiro português a chegar à Síria após o início da guerra civil foi capturado pelas forças da coligação internacional. Esteve até ao último momento em Baghouz, com os mais radicais membros do grupo terrorista. Foi sniper e emir de um batalhão de combatentes ocidentais. Está num campo de detenção, paralisado e diz-se casado com Ângela Barreto, viúva do jihadista Fábio Poças.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente