Sábado – Pense por si

IRS volta a baixar este ano. Saiba o que muda

IRS volta a baixar este ano. Saiba o que muda

O Governo já apresentou no Parlamento uma proposta para uma redução intercalar do IRS em 500 milhões de euros. A ideia é que o alívio seja sentido já em setembro, com retroativos a janeiro.

Lusa

Descida do IRS permite "algum alívio" no orçamento das famílias

A especialista em assuntos jurídicos e fiscais Magda Canas lembrou, contudo, que com o ajustamento das tabelas de retenção na fonte "os contribuintes vão adiantar menos dinheiro ao Estado nos seus descontos mensais", pelo que "é muito provável que tenham direito a receber menos em 2026".

Montenegro anuncia redução do IRS nas próximas semanas
Negócios

Poupança com alívio do IRS poderá ser superior a 400 euros

Governo aprovou esta quarta-feira a descida adicional de IRS que contempla uma redução global de 500 milhões de euros. Poupança pode chegar a mais de 400 euros face ao previsto no OE e tem efeitos retroativos a janeiro deste ano.

GLOBAL E LOCAL

Alívio romeno, esperança polaca

A derrota de Simion na Roménia foi um alívio inesperado para quem acredita no apoio à Ucrânia. A vantagem à primeira volta de Trzaskowski, o centrista liberal, europeísta convicto e herdeiro político de Donald Tusk, nas Presidenciais polacas, deram força a quem vê em Varsóvia um dos fulcros da nova Europa. O problema continua a ser o mesmo: Trump e Putin querem resolver isto a dois

Luís Montenegro "pode ser acusado de ter criado uma perceção de um alívio fiscal que afinal era uma operação de tesouraria", diz especialista

"Factos e Perceções". Luís Montenegro "pode ser acusado de ter criado uma perceção de um alívio fiscal que afinal era uma operação de tesouraria"

Durante o programa no NOW, Maria Henrique Espada também salientou que, durante esta época de campanha eleitoral, os partidos vão utilizar o escrutínio como foco de discurso. Já Luís Paixão Martins disse que o primeiro-ministro quis fazer um "piscar de olho" em relação aos contribuintes, durante a discussão sobre o Orçamento do Estado, em 2024.

Lusa

Namíbia vai abater 723 animais para aliviar a fome causada pela seca

"O Ministério do Ambiente, das Florestas e do Turismo vai contribuir com 30 hipopótamos, 60 búfalos, 50 impalas, 100 gnus azuis, 300 zebras, 83 elefantes e 100 elandes (...) para apoiar o programa de alívio da seca com o fornecimento de carne", revelou o governo namibiano.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)