
Rússia rejeita ter violado espaço aéreo da Estónia
Estónia denunciou na sexta-feira a entrada de três caças russos no espaço aéreo do país.
Estónia denunciou na sexta-feira a entrada de três caças russos no espaço aéreo do país.
De acordo com um responsável da NATO, F-35 italianos, que participavam numa missão de vigilância do Báltico, intervieram para intercetar os caças russos.
O episódio dos drones foi a mais grave de várias provocações que deixam os países vizinhos da Rússia em estado de ansiedade. Moscovo sente o pulso à NATO.
Nuno Melo afirmou que o "esforço português vai sempre sendo feito em linha com o contexto de decisão dos aliados" da NATO.
A Roménia convocou o embaixador da Rússia em Bucareste para denunciar o voo "inaceitável" de drone drone russo no sábado no espaço aéreo romeno.
Anúncio surge depois de a Polónia ter solicitado a inovação do artigo 4º da NATO.
Na quarta-feira o primeiro-ministro polaco reportou 19 violações do seu espaço aéreo durante a madrugada.
O ministro da Defesa alemão afirmou que os aparelhos “foram claramente direcionados” para atacar território polaco.
Segundo o artigo 4º os Estados "devem consultar-se mutuamente quando, a critério de qualquer um deles, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das partes estiver ameaçada".
A presidente da Comissão Europeia faz hoje o seu quinto discurso sobre o Estado da União e o primeiro do novo mandato
Em causa está um ataque russo contra a Ucrânia.
Hayya entrou para o Hamas com apenas 27 anos e hoje é o líder e principal negociador do grupo. Apesar de relatos darem conta da sua morte, terá escapado a mais um ataque israelita.
Entre os 75 deputados municipais, votaram contra PSD, IL, MPT, Aliança e CDS-PP.
Desde 1949 que a maior aliança militar do mundo tem vindo a multiplicar-se: começou com 12 países membros e possui atualmente 32. A expansão foi censurada por Vladimir Putin, presidente da Rússia, que defende que haverá paz na Ucrânia caso o país não entre na NATO.
O filme de Francesco Rosi sobre o bandido Salvatore Giugliano mostra-nos um ato fundador da política italiana contemporânea. Mais estimulante do que seguir a política caseira destes dias.
" Milhares de pessoas estão a morrer, é uma guerra que não faz sentido", afirmou o presidente dos EUA.