Sábado – Pense por si

Lucília Galha

Oito meses no espaço têm impacto

Quando regressarem, os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore vão sentir-se fracos e terão dificuldade até a pegar num lápis.

Os luxos dos casamentos reais

A propósito do casamento de Maria Francisca de Bragança, filha de D. Duarte (no próximo sábado, dia 7), fomos ver quais foram as cerimónias mais luxuosas ao longo de 800 anos de monarquia portuguesa. Outros destaques: quem são os ativistas climáticos; entrevistas com Ricardo Conde, da Agência Espacial Portuguesa, e com o psiquiatra Daniel Sampaio.

Roteiros para o descanso

Preparámos-lhe cinco roteiros gastronómicos para aproveitar o feriado; falámos com os investigadores Pedro Magalhães e Luís de Sousa sobre corrupção; fomos ver os vestidos que Paula Bobone vai leiloar; e entrevistámos o astronauta português João Lousada, que está a treinar para ir a Marte.

Portugal e o Espaço

Seja nas Lages, seja em Santa Maria, o que importa é transformar os Açores num hub de afirmação nacional no Atlântico sustentado num tridente: espaço, segurança/defesa e oceanos.

Não estava na agenda voltar à política ativa, mas Manuel Heitor continua no Governo

Durante os últimos quatro anos, enfrentou em Portugal a contestação na rua dos cientistas precários e dos cientistas seniores em manifestos, que alegam falta de perspetivas de carreira e previsibilidade de financiamento, as queixas dos reitores, as reclamações de investigadores e bolseiros sobre atrasos nos concursos de contratação.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana