Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
03 de outubro de 2023 às 18:00

Os luxos dos casamentos reais

A propósito do casamento de Maria Francisca de Bragança, filha de D. Duarte (no próximo sábado, dia 7), fomos ver quais foram as cerimónias mais luxuosas ao longo de 800 anos de monarquia portuguesa. Outros destaques: quem são os ativistas climáticos; entrevistas com Ricardo Conde, da Agência Espacial Portuguesa, e com o psiquiatra Daniel Sampaio.

Ao longo de oito séculos de monarquia, os casamentos reais juntaram portugueses com princesas de vários países europeus, ao sabor de alianças políticas mais do que de ideais românticos. As cerimónias impressionaram as populações com joias de diamantes e pedras preciosas e vários dias de touradas, fogos de artifício e outros espetáculos. A propósito do casamento de Maria Francisca de Bragança, filha de D. Duarte (no sábado, dia 7), as jornalistas Ana Taborda e Sónia Bento foram à procura dos maiores luxos e das peripécias dos enlaces da coroa portuguesa. Para o fazer, consultaram livros e falaram com especialistas portugueses, mas também italianos e brasileiros. O casamento da infanta Maria Francisca será o quarto casamento real em República, depois dos de D. Manuel II (1913), de D. Duarte Nuno (1942), e de D. Duarte Pio (1995). A lista de convidados é de 1.200 pessoas, mas na semana passada ainda se aguardavam muitas confirmações.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 1014

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.