Preparámos-lhe cinco roteiros gastronómicos para aproveitar o feriado; falámos com os investigadores Pedro Magalhães e Luís de Sousa sobre corrupção; fomos ver os vestidos que Paula Bobone vai leiloar; e entrevistámos o astronauta português João Lousada, que está a treinar para ir a Marte.
A pensar no fim de semana prolongado do 1 de novembro, a equipa do GPS preparou-lhe um conjunto de roteiros gastronómicos para melhor aproveitar esses três dias de descanso no Norte, no Centro e no Sul do País. Aí, no Algarve, o repórter Ricardo Santos guia-o através de Olhão, cidade que se transformou numa referência do bom peixe, da paisagem protegida da Ria Formosa e da ilha do Farol, um segredo bem guardado onde o ritmo de vida é lento, não há sequer multibanco e onde só é possível encontrar alojamento através de contactos privilegiados ou das redes sociais.
Perceções da corrupção
Luís de Sousa e Pedro Magalhães receberam a editora executiva Maria Henrique Espada numa sala do Instituto de Ciências Sociais às 9h. Mas algum tempo depois foram amigavelmente interrompidos por António Costa Pinto que queria saber quando libertavam o espaço. “Já somos muitos”, justificou Pedro Magalhães que, a par do colega, tem produzido estudos na área das perceções políticas e da corrupção – apesar da falta de entusiasmo daqueles que têm responsabilidade nessas áreas.Leilão icónico
Durante uma conversa com Paula Bobone, a propósito dos 60 anos da princesa Diana, a editora Ana Bela Ferreira soube que a socialite s preparava para leiloar a sua roupa. Marcaram logo uma entrevista e ao longo de mais de duas horas, a socialite recordou a infância – “foi há tanto tempo que já nem me lembro” – fez apartes sobre as primeiras fotografias que lhe tiraram, as obras em Cascais e claro, a roupa. Não tinha nenhuma das peças icónicas à mão, apenas colares e óculos extravagantes. Foi o suficiente: “são os acessórios que fazem o look”, garante.
Um astronauta português
Quando recebeu a tarefa de contactar o astronauta João Lousada a jornalista Raquel Lito teve poucas esperanças de ser bem-sucedida. Afinal, a equipa de em que o português está inserido vai estar isolada até ao fim de outubro em treino para uma missão em Marte. Mas após um contacto com a Agência Espacial Portuguesa, obteve não só os emails das assessoras da missão Amadee-20 o como do próprio João Lousada, que se disponibilizou logo a responder às perguntas sobre a sua vida, a missão e a possibilidade de ser o primeiro português no espaço.
A vitória curta da AD. A queda estrondosa do PS. A noite de glória do Chega. O adulto da sala da esquerda. E o fenómeno dos 100 mil votos num partido inexistente.
Na passagem de testemunho, António Costa não conseguiu melhor do que elogiar a idade de Pedro Nuno Santos. Foi pouco. Mas mostrou, com entusiasmo, que continua longe da reforma
Pedro Nuno Santos representa a continuidade de tudo o que está em causa na crise que levou à queda do Governo: a informalidade, a gestão irresponsável dos recursos do Estado, a desvalorização dos comportamentos ou a ocupação pelo PS de cargos no aparelho do Estado.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.
O famoso caso do “cartel da banca” morreu, como esperado, com a prescrição. Foi uma vitória tremenda da mais cara litigância de desgaste. A perda é coletiva.
As palavras de Trump, levadas até às últimas consequências, apontam para outro destino - a tirania. Os europeus conhecem bem esse destino porque aprenderam com a sua miserável história.