Sábado – Pense por si

Gabriela Ângelo

Allan Lichtman: "Os que celebraram a minha previsão da vitória de Trump em 2016 estão agora a atacar-me por ter previsto [a vitória de] Harris"

É considerado o Nostradamus das eleições americanas – e não liga a sondagens. Através de um modelo de “13 chaves” tem previsto com exatidão os resultados das presidenciais nos últimos 40 anos. Em 2016 foi dos poucos a dar a vitória a Donald Trump. Este ano, está confiante de que Kamala Harris se tornará a primeira mulher a ser eleita Presidente dos Estados Unidos.

Nuno Tiago Pinto e Alexandre Azevedo, na Pensilvânia

Pensilvânia, o estado que vai decidir a eleição

Com 19 votos no Colégio Eleitoral, é provável que quem ganhar a Pensilvânia vença as presidenciais americanas. Dentro do estado, a eleição será decidida num pequeno grupo de condados com eleitorado flutuante, onde é quase impossível prever o resultado. Fomos conhecê-los e ouvir diretamente de quem vota porque prefere Kamala Harris ou Donald Trump.

Editorial

O ataque a Donald Trump

Cada vez que Biden falhar um discurso bastará aos republicanos contraporem a imagem de Donald Trump, ensanguentado, com o punho erguido enquanto é afastado por elementos do Serviço Secreto. Se há uma certeza na política americana é que os eleitores preferem um aldrabão forte a um candidato competente mas fraco.

Diogo Barreto

Real ou fictício: quem era o Tio Sam?

Uncle Sam, a personagem criada no século XIX, acompanhou os Estados Unidos em alguns dos momentos mais difíceis da sua história, como a guerra da independência, a guerra civil ou crises financeiras. Mas de onde surgiu?

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente