Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

Estamos em dieta há mais de 2.000 anos

Meio litro de vinho por dia, caminhadas longas totalmente nus e grandes quantidades de vinagre foram dicas para perder peso. Quem as procurava eram os homens.

Raquel Lito

Algarve: os luxos e as rotinas no paraíso das elites

A Quinta do Lago já foi definida como "o máximo da civilização". É há décadas local de passagem de celebridades internacionais, da nobreza europeia e alta sociedade portuguesa atraída pela beleza natural, pelo sossego e acesso a serviços pagos a preço de ouro.

Pedro Marta Santos

Emma Stone é uma Cruella muito cruel

Realizado por Craig Gillespie, com Emma Stone e Emma Thompson, Cruella estreou quinta-feira nas salas de cinema de todo o mundo. Recorde a história desta vilã de quem todos os cães têm medo.

Crescer

"Bem mandado, raramente apanhava castigos, tal como o chinelo flácido, que fazia mais barulho do que outra coisa, pouco lhe chegou. Mas, quando ela o enviava para aquela sala, onde só havia molas da roupa, esquecia-se de que o silêncio dele se construía à custa desse mundo onde se entregava voluntariamente."

O moralista

A reposta dos espelhos

Caravaggio poderia ter inventado a Bruxa Malévola numa febre de infância, naquele segundo em que a vela de um retábulo se apaga, e sobra o negro. O negro de Caravaggio é inominável como o fim do Cosmos, escorregadio como crude, preto como as sepulturas dos arcanjos

Cuidados intensivos

Buracos negros

Existe no "pensamento politicamente correcto" a ilusão de que o mundo começou agora. Como é evidente, os nossos antepassados pensavam o mesmo. E os nossos vindouros também, sobretudo quando olharem para as inquisições de hoje como nós olhamos para as de ontem

Um país descontrolado

Cada vez que há uma desgraça neste torrão à beira-mar plantado, destaca-se uma tendência fatal para ninguém assumir responsabilidades.

Cuidados intensivos

Histórias para crianças

Quando Louçã condena aqueles que desrespeitam a memória de Marielle Franco – a vereadora brutalmente assassinada no Rio de Janeiro – é impossível não lembrar as linhas corajosas e pungentes que Louçã dedicou a Fernando Albán depois deste ter sido “suicidado” no edifício dos serviços secretos da Venezuela

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30