Sábado – Pense por si

"O ballet é um negócio de jovens, e toda a gente quer ver artistas jovens"

Vanda Marques
Vanda Marques 05 de dezembro de 2019 às 07:00

O diretor da Russian National Ballet, Sergei Radchenko, traz a Lisboa A Bela Adormecida e O Lago dos Cisnes. O russo conta em entrevista como se apaixonou pela dança ainda criança

Primeiro foi um dos mais importantes solistas do Teatro de Bolshoi de Moscovo, depois fundou a primeira companhia independente de ballet clássico da Rússia. Sergei Radchenko formou-se em 1944 na Escola de Dança de Moscovo, e trabalhou durante 25 anos como bailarino. Conta à SÁBADO que o seu papel favorito eram "todas as danças espanholas que estavam no balé: Don Quixote, Carmen Suite, entre outras." O director da Russian National Ballet apresenta A Bela Adormecida e O Lago dos Cisnes, no Teatro Tivoli BBVA, nos dias 5 e 6 de dezembro. Com 75 anos, respondeu às perguntas por WhatsApp e em russo (tradução de Rafael Diogo Carrilho).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.