Sábado – Pense por si

Muitos portugueses escaparam ao rótulo de "retornado", mas não ao sentimento de perda
Bruno Faria Lopes

"Retornados": histórias dos que não voltaram a Portugal

Milhares de portugueses que saíram de Angola e de Moçambique há 50 anos não vieram para Portugal ou apenas passaram pelo país. Muitos já tinham nascido em África. Houve quem voltasse mais tarde, mas vários continuam fora, onde se relançaram. Escaparam ao rótulo de "retornado", mas não ao sentimento de perda.

Lusa

Luanda paralisou hoje entre a fome e o medo

A capital angolana acordou esta terça-feira ainda marcada pela tensão do dia anterior anterior. Bombas de combustível fechadas e protegidas por forças de segurança, táxis encostados junto a barricadas improvisadas com contentores de lixo, e homens armados -- à paisana -- a circular em alguns bairros marcam a paisagem.

Lucília Galha

Ao fim de 500 anos, o castor voltou

A espécie deixou de existir na Península Ibérica na Idade Média. Reapareceu em Espanha em 2003 e foram precisos 20 anos até chegar ao lado português do Douro.

Maria Henrique Espada

Bruno Paixão: "O escândalo cada vez menos escandaliza"

Muitos 'casos e casinhos' já não indignam, anestesiam. "As pessoas têm um certo gáudio em ver um político de calças na mão", divertem-se, mas um 'caso' já não é uma sentença de morte política, explica o investigador Bruno Baixão.

Lucília Galha

Saiba ao que deve estar atenta no final da gravidez

Uma grávida perdeu o bebé após passar por vários hospitais. Sentia dores intensas e peso abdominal. Nem sempre estes sintomas são verdadeiros sinais de alerta, mas é essencial que as grávidas sejam vigiadas de perto neste período, dizem os especialistas.

Editorial

Caderno de encargos

O Governo parece muito apostado na imigração, mas há uma série de outras preocupações às quais esta nova encarnação de Luís Montenegro, para ter sucesso, terá de dar resposta .

Sofia Parissi

No novo restaurante de Vítor Sobral, a grelha manda

No Carvoaria, os grelhados a carvão dominam. "Sou um arquiteto de conceitos", diz. Plumas de porco preto (€22) e moelas de galinha com geleia picante de maça e limão (€9,50) são algumas das iguarias.

Decifrar & Conquistar Pessoas

Linguagem Corporal – Decifre as Micro Comichões

O nosso cérebro quando sente desconforto numa determinada zona do corpo liberta uma substância chamada histamina ou então o próprio sistema nervoso assume o controlo quando sente que está ameaçado ou em perigo, envia um estímulo para as zonas nervosas periféricas de forma a ser percebida como comichão para assim estimular a pele aumentando o fluxo sanguíneo naquela região enquanto defesa imunológica, obrigando assim os membros a agir como forma de proteção.

Sofia Parissi

Ramen: onde provar o caldo japonês, de norte a sul

Com cada vez mais adeptos, o ramen já chegou aos vários cantos do País e parece ter vindo para ficar. Contamos-lhe onde o pode provar, mais ou menos tradicional, do Panda Cantina ao Kamagami.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)