Médio Oriente: Damasco e Curdos anunciam acordo global
As novas autoridades islamistas, que derrubaram Bashar al-Assad, em dezembro de 2024, pondo fim a uma longa guerra civil, estão determinadas a estender sua autoridade a toda a Síria.
As novas autoridades islamistas, que derrubaram Bashar al-Assad, em dezembro de 2024, pondo fim a uma longa guerra civil, estão determinadas a estender sua autoridade a toda a Síria.
Os ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas para decidir novas sanções à Rússia e aos responsáveis pela repressão no Irão, devendo também discutir a situação na Síria, Palestina e República Democrática do Congo.
Segundo o comunicado, "os dois presidentes afirmaram a importância de preservar a unidade e a independência do território sírio".
Militares dos Estados Unidos realizaram uma visita a uma área do norte da Síria controlada por forças curdas, numa demonstração de apoio contínuo às tropas locais enfrentando grupos extremistas e outras milícias.
O Papa Leão XIV apelou, este domingo, ao diálogo e à paz no Irão e na Síria, alertando para as tensões persistentes que continuam a causar vítimas.
Os Estados Unidos realizaram uma nova vaga de ataques aéreos contra alvos do Daesh na Síria, em retaliação a uma emboscada que matou dois soldados norte-americanos e um intérprete civil. As operações fazem parte da resposta da administração Trump ao ataque ocorrido em Palmyra no mês passado.
Os confrontos, os mais violentos em Alepo desde a queda de Bashar al-Assad, em dezembro de 2024, causaram a morte de pelo menos 21 civis desde terça-feira e obrigaram à fuga de aproximadamente 155 mil pessoas, segundo dados oficiais.
Os ataques foram realizados contra o grupo fundamentalista na Síria, numa resposta ao ataque que matou dois militares norte-americanos e um tradutor.
Estas negociações estão a ser realizadas em Paris, com mediação norte-americana.
Ministério da Defesa britânico disse que, no sábado à noite, aviões militares dos dois países bombardearam uma instalação subterrânea no centro da Síria.
Ao câmbio de hoje, um euro vale 13 mil libras sírias.
Pelo menos seis pessoas morreram e 21 ficaram feridas na sequência de uma explosão numa mesquita da cidade síria de Homs, esta sexta-feira, durante as orações semanais. As autoridades indicam que explosivos terão sido colocados no interior do templo e estão a investigar a autoria do ataque.
Os restos mortais de dois membros da Guarda Nacional de Iowa, mortos durante uma missão na Síria, chegaram aos Estados Unidos na véspera de Natal. As respetivas famílias e forças militares prestaram homenagem aos soldados durante a chegada, num momento marcado pela emoção e pela lembrança do seu serviço.
O presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu retaliação após um ataque na Síria atribuído ao Estado Islâmico que causou a morte de dois militares norte-americanos e um civil.
O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.
Foi sempre a cidade que Bashar al-Assad não conseguiu dominar. Ahmed al-Sharaa tomou o poder da região como um terrorista ligado à Al-Qaeda que raptava cristãos e executava prostitutas. Há um ano, saíu de lá mais moderado para derrubar o regime e assumir os destinos do país. O que se passou em Idlib para o presidente mudar?