
Zelensky rejeita encontrar-se com Putin em Moscovo e propõe Kiev
Para Zelensky, a proposta feita por Putin esta semana para um encontro em Moscovo visa apenas “adiar” uma eventual reunião.
Para Zelensky, a proposta feita por Putin esta semana para um encontro em Moscovo visa apenas “adiar” uma eventual reunião.
Antes, André Ventura tinha igualmente defendido que a Câmara de Lisboa é o responsável máximo, uma vez que a Carris é uma empresa pública com gestão municipal.
O Presidente Zelensky é esperado hoje em Paris para para preparar a cimeira.
Desde 1949 que a maior aliança militar do mundo tem vindo a multiplicar-se: começou com 12 países membros e possui atualmente 32. A expansão foi censurada por Vladimir Putin, presidente da Rússia, que defende que haverá paz na Ucrânia caso o país não entre na NATO.
O líder russo, Vladimir Putin, exige que a Ucrânia ceda territórios e renuncie ao apoio ocidental e à adesão à NATO.
Presidente russo e Kim Jong-un reuniram-se, esta quarta-feira, em Pequim após o desfile militar que marcou os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
A Cimeira do Alasca retirou dúvidas a quem ainda as pudesse ter: Trump não tem dimensão para travar a agressão de Putin na Ucrânia. Possivelmente, também não tem vontade. Mas sobretudo, não tem capacidade.
As palavras de Trump, levadas até às últimas consequências, apontam para outro destino - a tirania. Os europeus conhecem bem esse destino porque aprenderam com a sua miserável história.
" Milhares de pessoas estão a morrer, é uma guerra que não faz sentido", afirmou o presidente dos EUA.
Os líderes da China, Rússia e Índia estão reunidos na cimeira da Organização para a Cooperação de Xangai mais participada de sempre. Cátia Miriam Costa e José Filipe Pinto explicam que a política externa dos Estados Unidos pode aproximar os seus opositores.
Presidente russo discursava perante o presidente chinês, o primeiro-ministro indiano e o presidente iraniano.
Kaja Kallas, chefe da diplomacia da União Europeia (UE), criticou a Rússia, esta sexta-feira, após o ataque aéreo que fez pelo menos 21 mortos e danificou os escritórios da UE na capital ucraniana.
Um possível encontro entre os dois beligerantes foi algo defendido por Trump, que se reuniu com Putin no Alasca e com Zelensky e vários líderes europeus na Casa Branca, em Washington.
Presidente da Comissão Europeia reforçou que "Putin tem de vir para a mesa das negociações”.
Além do primeiro-ministro da Eslováquia, o desfile não contará com a presença de mais nenhum líder ocidental.
Chamar a este projeto de “corredor da paz” enquanto se inscreve o nome de Trump é uma jogada de comunicação que consolida a sua imagem como mediador global da paz.