Festival Iminente, uma 'ágora de culturas urbanas'
08 de outubroPedro Henrique Miranda

Festival Iminente, uma "ágora de culturas urbanas"

Com arte urbana, performance, conversas e uma mão cheia de concertos ecléticos, o Festival Iminente instala-se na Matinha na sua 6.ª edição, trazendo algumas surpresas internacionais.

Surpresas no Oeste

Da Ericeira à Nazaré, passando pelas Berlengas, os repórteres da SÁBADO foram descobrir o Oeste. E encontraram vários tesouros, como os flamingos na lagoa de Óbidos. Outros temas: os perigos das alterações climáticas; a moda de alugar carro; e uma conversa improvável com Gustavo Santos.

Sanzala Mihinjo, Abril de 1961
30 de maioAntónio Araújo

Sanzala Mihinjo, Abril de 1961

Tomada a decisão, em breves instantes apenas fuzilaram cinco vidas. Dos cadáveres então feitos cortaram as cabeças. E depois o soba colocou as cabeças nos paus, onde ficaram expostas sete dias. Os paus, esses, permaneceram para sempre, à vista de todos, na Sanzala Mihinjo, Abril de 1961.

Carvalho das Barbas: o comandante das milícias em Angola
18 de marçoTiago Carrasco

Carvalho das Barbas: o comandante das milícias em Angola

Carvalho das Barbas foi um herói para os brancos e um diabo para os negros. Jogava à bola com cabeças decepadas e há quem o acuse de ter usado câmaras de gás improvisadas. Trabalhava com a PIDE e os militares.

O 4 de fevereiro em Angola: a história de uma conspiração
22 de fevereiroAntónio Luís Marinho

O 4 de fevereiro em Angola: a história de uma conspiração

Há 60 anos, o assalto às prisões de Luanda falhou, mas tornou-se o símbolo do arranque da luta pela independência. A SÁBADO conta-lhe episódios desconhecidos, as superstições e os segredos dos preparativos. Parte 1.

Inspetores da ASAE acusados de corrupção
08 de fevereiroNuno Tiago Pinto

Inspetores da ASAE acusados de corrupção

Um grupo de atuais e ex-funcionários da ASAE avisava os donos de restaurantes sobre fiscalizações e ajudava-os a resolver os processos em troca de almoços, bebida e bilhetes para o Benfica.

Quem é Gui Aly, a voz que conquistou o júri do EDP Live Bands?
22 de novembro de 2020Filipa Teixeira

Quem é Gui Aly, a voz que conquistou o júri do EDP Live Bands?

Apresentou-se sozinho, de guitarra na mão, com dois trunfos debaixo da manga. “Toxic Love” e “Away” foram os temas que consagraram Gui Aly na 7ª edição do EDP Live Bands. Segue-se agora a produção de um álbum e a subida a palco nos festivais NOS Alive, em Lisboa, e Mad Cool Festival, em Madrid

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)