Iniciamos as sugestões deste fim de semana com uma compilação dos principais concertos do País. Na sexta-feira, 8, depois de passar pelo Porto,Slow Japresenta o seu terceiro disco,Afro-Fado, no MEO Arena, em Lisboa. Também na capital, o Coliseu dos Recreios recebe Carolina de Deuscom a sua estreia nos discos,Dores de Crescimento.
A celebração dos 25 anos de carreira deDavid Fonseca, no espetáculoStill 25, passa esta sexta pelo Teatro Municipal de Vila Real (seguindo,no dia seguinte, para o Teatro Virgínia, em Torres Novas);The Legendary Tigermanleva o seu novo disco,Zeitgeist, de índole mais eletrónica, ao Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra; no Teatro Miguel Franco, em Leiria, a cantoraMargarida Campeloune-se ao trio de AlcobaçaHodgepodgepara o espetáculoClap Your Hands; e, como parte das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a rapperCapicuaapresenta-se no Parque de Feiras e Exposições de Grândola.
Já no sábado, 9,Marisa LizapresentaGirassóis e Tempestadesno Cine-Teatro Pax Júlia, em Beja; em Lisboa, o Ciclo Take-Off leva Hélio Morais, baterista dos Linda Martini e PAUS, e o seu primeiro disco em nome próprio,Pisaduras, ao Pequeno Auditório do CCB. Ainda neste dia, é a vez deSara Correiapisar o palco do Coliseu dos Recreios, com o seu terceiro disco,Liberdade; enquanto isso, em Aveiro, a também fadistaTeresinha Landeirovai ao Teatro Aveirense à boleia do seu novo álbum,Para dançar e para chorar, eAntónio ZambujolevaCidade, álbum integralmente composto por Miguel Araújo, ao Centro Cultural de Viana do Castelo.
No mesmo dia,Salvador Sobralleva o seu disco mais recente,Timbre, ao Sons de Vez, ciclo de concertos da Casa das Artes de Arcos de Valdevez; os históricosJafumegaapresentam-se na Casa da Cultura de Seia;Bruno Pernadascelebra o 10º aniversário do seu primeiro álbum,How can we be joyful in a world full of knowledge?, no Teatro Municipal da Covilhã; osExpresso TransatlânticolevamRessaca Bailadaao Auditório de Espinho; eNick Oliveri, lendário baixista dos Queens of the Stone Age, apresenta-se a solo na Bang Venue, em Torres Vedras.
No teatro, oTeatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, estreou esta semana a peçaÀs Duas Horas da Manhã, do autor alemão contemporâneo Falk Richter, uma história sobre diálogo e conexão no ímpio mundo empresarial de hoje que permanece em cena até 27 de março. Também em cena até ao dia 27 estáNoite de Solidão no Capim, nova produção daSeiva Trupeque estreia na Sala Estúdio Perpétuo, no Porto, seguindo depois para Santa Maria da Feira, Freamunde, Caldas da Rainha e Vila Praia de Âncora.
É ainda nesta sexta, 8, às 18h30, que inaugura, no Centro Cultural de Cascais, a exposiçãoDeambular (de porto em porto), da artista chilena María Luisa Ruiz-Tagle, que estará presente na sua abertura. Composta de representações de paisagens urbanas de grandes cidades,Deambularenfatiza a fragmentação e o movimento nas suas composições intrincadas a preto e branco.
E porque a cultura não está só fora de casa, é esta também a semana de lançamento deA Mulher da Areia, livro seminal do influente autor japonês Kobo Abe, editado pela primeira vez em Português pela Livros do Brasil na semana do seu 100º aniversário. Uma alegoria fantástica sobre um entomologista cuja pesquisa por insetos de areia o leva a uma aldeia misteriosa, o romance valeu a Abe comparações a Franz Kafka pelo pendor surrealista e abordagem à burocracia na vida contemporânea.