
Trump apela a golpe palaciano na Fed se Powell não baixar taxas
O Presidente dos Estados Unidos não abranda nos ataques ao líder da Reserva Federal norte-americana.
O Presidente dos Estados Unidos não abranda nos ataques ao líder da Reserva Federal norte-americana.
Após a recusa de Powell em baixar taxas de juro, Trump disse que isso está a custar "triliões" ao país, que está a "pagar o preço" por o presidente da Fed ser um "completo falhado".
Depois de semanas em que Trump insultou repetidamente Jerome Powell, o presidente foi desmentido pelo presidente da Reserva Federal.
Com a independência da Reserva Federal em causa esboça-se um cenário de descontrolo crescente devido a riscos de inflação e retirada dos investidores do mercado obrigacionista norte-americano.
Há "tanta incerteza" em torno do impacto destas tarifas sobre as importações que a Fed prefere não alterar as suas taxas por enquanto, explicou Powell, numa conferência de imprensa.
Esta quarta-feira o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, também adotou um tom mais otimista em relação à China, referindo: "Se a China leva a sério a redução da dependência do crescimento industrial impulsionado pelas exportações e o reequilíbrio em direção a uma economia doméstica... vamos reequilibrar juntos".
A guerra comercial iniciada pelo executivo norte-americano, desde que Donald Trump regressou à Casa Branca, resultou em 145% de taxas alfandegárias adicionais sobre os produtos chineses que entram nos Estados Unidos, e 125% decididas por Pequim, em retaliação sobre os bens provenientes dos Estados Unidos.
Desde 02 de abril, a guerra comercial intensificou-se com o anúncio dos EUA de tarifas recíprocas. Contudo, esta política tarifária acabou por sofrer um retrocesso face ao impacto nos mercados e ao aumento do custo de financiamento da dívida dos EUA.
A primeira-ministra italiana visitou a Casa Branca com o intuito de agilizar um acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, antes da pausa de 90 dias.
"Os preços do petróleo estão baixos, as taxas de juro estão baixas (a lenta Reserva Federal deveria cortá-las!)", escreveu o presidente norte-americano.
Certos produtos estão, para já, isentos: petróleo, gás, cobre, ouro, prata, platina, paládio, madeira, semicondutores, produtos farmacêuticos e minerais não encontrados em solo norte-americano.
Saiba o que prometem os candidatos à presidência dos EUA para o seu país, da economia ao clima.
Trump prometeu nesta campanha eleitoral impor tarifas entre 10 e 20% sobre todos os produtos importados e 60% para os provenientes da China.
O banco central liderado por Jerome Powell decidiu subir a taxa dos fundos federais em 25 pontos base - em linha com o esperado pelo mercado. A taxa de juro diretora passa assim para um intervalo entre 5% e 5,25%.
Presidente dos EUA anunciou a suspensão, até às presidenciais de 3 de novembro, das negociações com os democratas do pacote de estímulo económico, destinado a responder aos efeitos da pandemia.
Negociações com os democratas ficam suspensas até às presidenciais de 3 de novembro.