
Pandemia agravou desigualdades entre os mais ricos e mais pobres @Model.HTag>
Estudo aponta que a grave crise económica e social causada pela pandemia está a agravar ainda mais as desigualdades que já eram enormes em Portugal antes da covid-19.
Estudo aponta que a grave crise económica e social causada pela pandemia está a agravar ainda mais as desigualdades que já eram enormes em Portugal antes da covid-19.
O país que está refletido nos dados sobre pobreza do Instituto Nacional de Estatística desapareceu, afirma Farinha Rodrigues.
"Temos aqui uma medida que precisa de ser reajustada aos novos tempos", defende Farinha Rodrigues.
O fim dos apoios extraordinários criados durante a atual pandemia para famílias e empresas "é crucial", alerta professor e especialista em políticas sociais.
Existem quase 12 mil novos beneficiários do Rendimento Social de Inserção, uma tendência "expectável" perante um possível agravamento da situação de pobreza.
Depois do crescimento acima do esperado no terceiro trimestre, os economistas do ISEG antecipam agora um recuo do PIB entre 8% e 9% em 2020.
A encenação política em torno da aprovação do Orçamento do Estado serviu (este ano e em todos) para nos distrair de outra coisa verdadeiramente importante: o Orçamento do Estado.
Para o professor do ISEG, que se "divorciou" do PS na fase final da última legislatura e passou a deputado não inscrito, "a primeira responsabilidade do 'complicómetro' orçamental é do Governo".
O professor universitário aponta que planos de recuperação a nível europeu são "um modelo que não está a funcionar", e que "a Europa não aprende e não é capaz de mudar".
A forma como sai o presidente do Tribunal de Contas, praticamente a pontapé, só tem duas leituras possíveis: ou Vítor Caldeira foi muito incompetente ou terrivelmente competente naquele órgão de fiscalização.
Como consultor de António Costa, tinha a missão de acompanhar os fundos estruturais e participou em reuniões europeias de alto nível nessas funções. Mas estava também no conselho de administração da Martifer. Susana Coroado, da Transparência e Integridade, diz que é uma situação de "incompatibilidade óbvia" e "muito grave".
Escária foi constituído arguido no caso Galpgate. Para caso não chegar a julgamento, foi proposto aos arguidos o pagamento de multas.
O ISEG ressalva que "a economia portuguesa será ainda penalizada", devido "à incerteza da retoma da procura turística externa e à quebra nas exportações turísticas".
No trimestre do confinamento e do Estado de Emergência o PIB de Portugal sofreu uma contração de 16,5% contra o segundo trimestre do ano passado e de 14,1% face aos primeiros três meses de 2020.
O ex-ministro das Finanças e ex-presidente do Eurogrupo viu ser aprovada a a sua nomeação para o cargo na quinta-feira e começa funções já esta segunda-feira.
Dois anos após o colapso do BES, um filho preferiu ir trabalhar para o Canadá, os ex-colaboradores desapareceram e até deixou de cumprimentar o tio Ricciardi na missa.