O anticomunismo dos outros
Cenas de mau-gosto como equiparar fascismo e comunismo, sistemas ditatoriais aspirando a dominação totalitária, «não se faziam em jantares de esquerda»
Cenas de mau-gosto como equiparar fascismo e comunismo, sistemas ditatoriais aspirando a dominação totalitária, «não se faziam em jantares de esquerda»
Depois de anos de expansão e de bons dividendos, a venda da rede controlada pelos primos José Diogo Quintela e Nuno Carvalho põe a quinta maior cadeia de restauração sob a alçada do gigante cervejeiro Damm. Maior desafio do negócio é a gestão dos mais de 900 trabalhadores - as lojas têm uma taxa de rotação de pessoal anual próxima dos 100%.
Fez parte da redação fundadora da TSF e foi o primeiro jornalista a noticiar o incêndio de 1988 no Chiado. Amante de História e de BD, tinha uma personalidade forte a que ninguém ficava indiferente
São 2.161 documentos para o Governo fazer obras por todo País, algumas quase faraónicas, outras comezinhas, que vão da construção de regadios a maus cheiros em aterros. Também há propostas sobre armas, touradas, patrulhas acrobáticas, peixe-espada, direitos LGBT, matadouros, jacintos-de-água, streaming ou expropriação da Cova da Moura.
Somos, disse ele, pensamentos niilistas, pensamentos suicidas que surgem na cabeça de Deus.
O Estado Empreendedor é uma resposta com provas dadas a nível de crescimento económico pela criação de inúmeras externalidades positivas. Sendo assim, faço desde já aqui o repto, tal como na inauguração da ponte Vasco da Gama, celebraremos o seu retorno com uma feijoada.
... mas muitos pormenores só deverão acabar em 2034. A nova data foi anunciada pelo presidente da organização encarregada de terminar a obra, cuja primeira pedra foi lançada há 144 anos.
Privaram com a família real britânica e com Salazar – de quem um deles foi ministro. Foram acionistas da Fidelidade, administradores do BES e do Banco de Portugal. Mas também houve um arquiteto rebelde, preso pela PIDE.
Na viragem para 1974, capitães conspiravam, maoistas proliferavam nas universidades e fações armadas planeavam sequestros. Poucos suspeitavam que o 25 de Abril estava à porta. O ambiente político e as conspirações na última passagem de ano em ditadura.
Em "Helena ou o Mar do Verão", Julián Ayesta descreve a transformação da inocência em desejo, numa época ditada pelo conservadorismo.
Que grupos atacaram a província russa de Belgorod nos últimos dois dias? Está Kiev por detrás dos mesmos? A análise de João Carlos Barradas.
Wilton Fonseca e Gonçalo Pereira Rosa investigaram a vida do fundador da agência noticiosa Lusitânia, que surgiu em 1944. Luís Lupi quis servir o Estado Novo e era próximo de Salazar e Marcello Caetano: mas estes nunca nele confiaram.
No comunicado partilhado pelo museu é descrito que foi criada uma equipa para estudar as 25 obras e para verificar se existem outras que também tenham sido confiscadas.
Durante a II Guerra Mundial, Salazar negociou tudo o que podia, não só com o velho aliado inglês, mas também com Hitler. E nas grandes cidades do País, grandes e pequenas empresas fizeram o mesmo, incluindo como testas de ferro dos beligerantes.
Em 1974, após quatro décadas de silêncio, o guia voltou a Portugal. O que aconteceu ao Pipas (Cascais), ao Portucale (Porto), ao Aviz (Lisboa) e ao Michel (Lisboa)?
Soldados canadianos juntaram-se à legião estrangeira. Exército ucraniano diz que já recebeu mais de 30 mil candidaturas estrangeiras.