Sábado – Pense por si

Propostas dos partidos para o Orçamento: das mais insólitas às faraónicas

Marco Alves
Marco Alves 19 de novembro de 2024 às 18:49

São 2.161 documentos para o Governo fazer obras por todo País, algumas quase faraónicas, outras comezinhas, que vão da construção de regadios a maus cheiros em aterros. Também há propostas sobre armas, touradas, patrulhas acrobáticas, peixe-espada, direitos LGBT, matadouros, jacintos-de-água, streaming ou expropriação da Cova da Moura.

Todos os anos o cenário repete-se. À boleia do Orçamento do Estado, os partidos apresentam a votação centenas de propostas de alteração ao documento, para que o Governo cumpra. Regra geral, não há nessas propostas indicação do seu impacto financeiro nas contas públicas, o que há muito é também um sinal de alerta da UTAO - Unidade Técnica de Apoio Orçamental. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.