
Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra covid-19 @Model.HTag>
É "muito mais" do que as necessárias e permite apoiar outros países, afirma ministra da Saúde.
É "muito mais" do que as necessárias e permite apoiar outros países, afirma ministra da Saúde.
Henrique Gouveia e Melo sublinhou que "deve ser privilegiada a antecipação da vacinação por diversos motivos", entre os quais a meta da União Europeia de ter 80% da população com mais de 80 anos vacinada até ao fim do primeiro trimestre.
Fazendo um balanço geral do apoio das Forças Armadas à pandemia da covid-19, Gomes Cravinho salientou as "centenas de militares envolvidos no apoio aos lares", em ações de sensibilização e formação, "num esforço pedagógico extremamente importante para podermos viver em segurança com este vírus".
Dores de cabeça, acne e síndrome do olho seco. A SÁBADO identificou os problemas que podem surgir e dá-lhe as soluções para os contornar. Mas não queremos que isso o desencoraje a usá-la.
A imunidade pode chegar mais cedo, a taxa de transmissão está em mínimos históricos e a mortalidade a descer. Mas "relaxar" ainda é uma palavra proibida.
O vice-almirante Gouveia e Melo acredita que a imunidade de grupo possa ser atingida mais cedo do que inicialmente previsto graças ao novo reforço de vacinas.
Portugal está entre os países europeus que distribuiu menos primeiras doses das vacinas contra a covid-19, mas é dos que tem mais pessoas totalmente vacinadas.
O presidente da ASPP/PSP, Paulo Santos, afirmou que é uma "questão sensível", mas não deixa de "mostrar alguma preocupação".
Jaime Marta Soares, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, disse ter ficado "surpreendido" e "preocupado" com a notícia sobre a vacinação.
A escassez das vacinas e a necessidade de proteger os mais vulneráveis à covid-19 levaram o novo coordenador da 'task force' a redefinir prioridades na vacinação.
Ordem dos Enfermeiros avança que a garantia foi pelo novo coordenador da 'task force' para o Plano de Vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo.
Numa altura em que o País batia todos os recordes de número de mortos e infectados, assumindo nesta matéria a liderança de várias estatísticas internacionais, centenas de vacinas eram desviadas do caminho prioritário.
"Temos ainda muitas incógnitas relativamente àquilo que será o desenvolvimento no longo prazo deste processo", referiu a ministra.
Rui Rio anunciou intenção do PSD em adiar as eleições para o final de novembro e início de dezembro.
Agora que administrar uma vacina se pode finalmente tornar numa questão simples é altura de pensar no sistema de saúde que queremos ter no período pós-pandemia, considerando o que aprendemos no último ano.
Quase um ano depois do primeiro confinamento, Portugal e o mundo continuam a enfrentar a maior crise sanitária do nosso tempo e essa é a magnitude do problema, que exige respostas pouco compatíveis com mera propaganda.