Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Paula Amorim: O império do luxo, a vida na Comporta e as polémicas

Tem gabinete na Galp e na sede da Amorim Luxury, dona do JNcQUOI Club e dos restaurantes com a mesma marca. A partir de Lisboa, os sócios rumam ao Carvalhal e chegam à praia de buggy elétrico. É junto a esta aldeia que está a construir 64 villas que já lhe valeram algumas guerras. Não são as únicas: no mundo da moda há quem lhe chame Lady Rolha – em alusão à cortiça, o primeiro negócio da família.

Marco Alves

Eça de Queiroz: a vida privada de um génio

As roupas extravagantes, as viagens exóticas, os hotéis mais luxuosos, os grandes jantares, as mulheres proibidas e as mais fáceis. Eça gostava do melhor que a vida podia oferecer. Ganhava bem, gastava ainda mais, acumulava dívidas, pedia dinheiro e favores. Rejeitado pela mãe, construiu uma família unida. Na semana em que os seus restos mortais são transladados para o Panteão, esta é a sua história pessoal.

Filipe Caetano

De swing states a Colégio Eleitoral: o que saber sobre o grande circo da política americana

Se já ouviu expressões como swing states ou colégio eleitoral no contexto das eleições presidenciais norte-americanas e não percebeu o seu alcance, então está no sítio certo. Explicamos-lhe em sete questões o complexo sistema que leva à escolha de um dos mais poderosos líderes mundiais. Garantimos que nas eleições de 5 de novembro estará devidamente preparado para enfrentar o grande espetáculo da política americana como um verdadeiro especialista.

Ana Taborda

As famílias ricas que mandam no Vinho do Porto

Os Symington, donos de 27 quintas no Douro, têm um antepassado que esteve na Guerra com Winston Churchill. Disputam a liderança com empresas como a Fladgate, com um espião na história das suas marcas. A lendária Ferreira, comprada pela Sogrape a 130 primos, foi fundada por Dona Antónia – os seus dois filhos acumularam tantos luxos que faliram ambos.

Ângela Marques

Scorsese e a grande tragédia americana

O petróleo confunde-se com o sangue no mais recente filme de Martin Scorsese, o thriller histórico "Assassinos da Lua das Flores", que chega esta quinta-feira aos cinemas.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h