Sábado – Pense por si

Investigações podem travar projetos de lítio em Montalegre e Boticas?

Leonor Riso
Leonor Riso 10 de novembro de 2023 às 18:27

Operação Influencer deu esperança às associações que se opõem à exploração de lítio, mas segundo o Direito Administrativo, os contratos só podem ser considerados nulos caso haja condenação. Contudo, danos reputacionais podem afastar empresas.

A investigação aos negócios do lítio, hidrogénio verde e data center de Sines que precipitou a demissão de António Costa deu alento a quem se opõe às explorações em Montalegre e Boticas. Com a suspeita de irregularidades na concessão de 25 anos em Montalegre, para explorar lítio, "esperamos que nos venham a dar razão e que seja o início do fim deste projeto", afirmou Armando Pinto à SÁBADO. Afinal, o presidente da associação Montalegre Com Vida teme que a exploração destrua "toda a região".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.