Amadeu Guerra reage à notícia da SÁBADO e garante não ter agendas
O PGR lamentou que esteja "na ordem do dia criticar o procurador-geral e o Ministério Público".
O PGR lamentou que esteja "na ordem do dia criticar o procurador-geral e o Ministério Público".
A defesa de António Costa pediu esta quarta-feira, mais uma vez, que o MP clarifique as escutas feitas ao ex-primeiro-ministro e esclareça a fuga de informação de um processo que está em segredo de justiça.
Líder do PS pede esclarecimentos "cabais" da PGR e o apuramento de responsabilidades.
Presidente admite que todos os portugueses "querem saber o que se passou".
A PGR refere que escuta não foi validada "por razões técnicas diversas".
Em causa estão contactos entre Costa e os arguidos João Galamba, Lacerda Machado e Matos Fernandes.
Amadeu Guerra garantiu que o MP estava dependente na Operação Influencer de um recurso interposto pelos arguidos, alegadamente, em apreciação no Tribunal da Relação de Lisboa.
No dia 07 de novembro de 2023, foram detidas e posteriormente libertadas no âmbito da Operação Influencer cinco pessoas, incluindo o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária.
O primeiro-ministro recusou, contudo, especificar quais os documentos que lhe foram solicitados.
A mina de lítio a céu aberto obteve uma DIA condicionada em 2023 e a Savannah prevê iniciar a produção de lítio em 2027, no concelho de Boticas, no distrito de Vila Real.
Atualmente, o Exército está presente em 36 municípios afetados pelos incêndios rurais.
Em Portugal foram escolhidos quatro projetos estratégicos: um de processamento e extração de cobre na mineira Neves Corvo da Somincor em Castro Verde e outros três de lítio.
O advogado Tiago Rodrigues Bastos já recorreu para o Tribunal da Relação de Lisboa da decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal.
Uma providência cautelar apresentada por três proprietários contra a servidão administrativa emitida pelo ministério em dezembro levou à suspensão dos trabalhos na zona de Covas do Barroso, concelho de Boticas, distrito de Vila Real.
"Ao fim de destruírem tudo isto, não vai ser reposto e temos o exemplo nas minas de urânio, não repuseram, é minimizado", aponta António Minhoto.