Homem de 38 anos, com um trauma grave na mão direita que necessitava de cirurgia, sofreu acidente na quarta-feira em Setúbal e foi operado apenas na manhã desta quinta-feira no norte do País.
Um doente com uma lesão grave numa mão, decorrente de um acidente de trabalho com uma rebarbadora, foi enviado do hospital S. José,Lisboa, paraGaiapor avaria de um microscópio e por indisponibilidade de outros dois hospitais na capital.
Segundo documentos a que a agênciaLusateve acesso, o caso aconteceu na quarta-feira com um homem de 38 anos, com um trauma grave na mão direita que necessitava de cirurgia. O homem foi enviado do hospital de Setúbal para o hospital de São José, onde deu entrada cerca das 18h00.
A equipa de cirurgia plástica e reconstrutiva considerou que "dada a avaria do microscópio CPR e necessidade de meios de grande ampliação para sucesso cirúrgico" não existiu "capacidade para intervenção" no hospital S. José, "à semelhança [do que aconteceu] desta semana e semanas anteriores".
De acordo com os documentos a que a Lusa teve acesso, o caso foi discutido com o chefe de equipa de urgência e com a direcção clínica e foi decidida a transferência do doente "para outra instituição com capacidade para a intervenção".
O hospital de S. José tentou transferir o doente para ohospital de Santa Maria(Centro Hospitalar Lisboa Norte), que recusou. Depois, foi feita nova tentativa para o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (hospital S. Francisco Xavier), mas esta unidade tinha uma intervenção a decorrer e não pôde também receber o doente.
Pelas 21h00, três horas depois de ter dado entrada em S. José, o serviço de cirurgia plástica e reconstrutiva de Vila Nova de Gaia aceitou receber o doente.
O processo do doente indica que a alta foi decidida às 22h35, ou seja, quatro horas depois de ter dado entrada no S. José, tendo sido determinada a sua transferência para Gaia.
Segundo disse à agênciaLusaum profissional de saúde do hospital de Vila Nova de Gaia, o doente acabou por entrar no bloco operatório em Gaia já depois das 07h00 desta quinta-feira.
A agênciaLusacontactou o Centro Hospitalar de Lisboa Central, que integra o S. José, para obter mais informações e esclarecimentos sobre o caso, mas ainda aguarda informações.
Vítima de acidente de trabalho enviada de Lisboa para Gaia por avaria de microscópio
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.