Sábado – Pense por si

VianaPolis formalizou queixa-crime contra moradores do prédio Coutinho

27 de junho de 2019 às 16:10
As mais lidas

Empresa de segurança contratada pela VianaPolis informou familiares dos moradores que não é mais permitida a entrada de alimentos no edifício.

AVianaPolisformalizou esta quarta-feira, junto doMinistério Público, uma queixa-crime contra os nove últimos moradores doprédio Coutinhopor ocupação ilegal de seis frações ainda por entregar àquela sociedade. Durante a reunião quinzenal do executivo municipal, e perante uma questão colocada pelos vereadores doPSD, o presidente da Câmara deViana do Castelo, José Maria Costa, disse que os "moradores incorrem numa pena pecuniária ou pena de prisão até um ano". "Temos de repor a legalidade, porque há uma decisão do tribunal que não está a ser cumprida", afirmou o autarca socialista.

Cerca das 15h00, funcionários da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da sociedade que gere o programa Polis, entraram nos dois blocos do edifício Jardim, acompanhados pelo advogado dos moradores, para "notificar os moradores de que a VianaPolis deliberou agir judicialmente contra eles por não terem procedido voluntariamente conforme o ordenado pelo tribunal".

Também esta quinta-feira, a empresa de segurança contratada pela VianaPolis informou familiares dos moradores do prédio Coutinho que não é mais permitida a entrada de alimentos no edifício.

O Edifício Jardim, localmente conhecido como prédio Coutinho, tem desconstrução prevista desde 2000 ao abrigo do programa Polis, mas a batalha judicial iniciada pelos moradores travou aquele projeto iniciado quando era António Guterres primeiro-ministro e José Sócrates ministro do Ambiente.

Para o local onde está instalado o edifício está prevista a construção do novo mercado municipal da cidade.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.