Sábado – Pense por si

Vestígios de ratos em refeitório de escola de Macedo de Cavaleiros

10 de novembro de 2017 às 18:59
As mais lidas

Problema foi detectado num espaço onde são servidas refeições a crianças entre o 3.º e o 6.º ano de escolaridade.

O refeitório de uma escola de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, apresentou esta semana vestígios de ratos, com dejectos num fogão, uma situação que o director do agrupamento admitiu hoje que "já não é nova".

O responsável pelo agrupamento de escolas, Paulo Dias explicou à rádio Onda Livre (de Macedo de Cavaleiros) que os dejectos de rato foram encontrados, na quarta-feira, num fogão que não estava a ser usado, mas que se encontra no refeitório onde são servidas refeições a crianças do 3.º ao 6.º anos.

A Lusa fez vários contactos para a escola e obteve como resposta que estava "em reunião" e "ocupado" o director que à rádio de Macedo de Cavaleiros afirmou que "a porta da cozinha está sempre aberta" e que os ratos podem ter entrado vindos de "algum ninho" que tenha sido movido nas obras do ginásio que decorrem no parque escolar".

Segundo disse, "isto não é uma situação nova" e "sempre que as temperaturas baixam há uma tentativa de entrada de ratos e até de outros animais".

A Lusa tentou obter informação sobre os procedimentos neste tipo de situações junto da Unidade de Saúde Pública da ULS do Nordeste que informou não ter sido "contactada para intervir neste caso".

No dia em que foram detectados os dejectos de rato no fogão, as refeições terão sido servidas aos alunos noutro espaço, segundo indicou o director, afiançando que, na quinta-feira, os almoços regressaram àquele refeitório, depois da limpeza do espaço.

O caso aconteceu no pólo 2 do agrupamento de escolas de Macedo de Cavaleiros e no referido refeitório não são confeccionadas refeições, já que as mesmas são servidas por uma empresa externa.

Na mesma cozinha funcionam as actividades práticas dos alunos dos cursos de restauração, como refere a Onda Livre.

O director garantiu ainda que não terão sido encontrados "vestígios de ratos em outras partes da escola, e que, logo no dia seguinte, quinta-feira, esta retomou a actividade normal e os alunos já puderam fazer as habituais refeições naquele refeitório".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.