Pessoas foram retiradas de Vila Flor, Falagueira, Amieira do Tejo e Albarrol
Várias povoações do concelho de Nisa, no distrito de Portalegre, foram hoje à noite evacuadas, devido à ameaça do incêndio que lavra no concelho, disse à agência Lusa a presidente do município, Idalina Trindade.
Devido às "várias frentes de fogo", em Amieira do Tejo e Arneiro, já foram evacuadas as povoações de Vila Flor, Falagueira, Amieira do Tejo e Albarrol, indicou a presidente da Câmara Municipal, apontando para cerca de 100 o número de pessoas retiradas das suas casas, por precaução, e instaladas no pavilhão municipal de Nisa.
No concelho, continuavam hoje à noite activas duas frentes de fogo, que mobilizavam, cerca das 23:00, 122 operacionais, com o apoio de 37 viaturas, segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
A presidente da Câmara de Nisa admitiu também activar o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil, de forma a envolver todas as entidades do concelho no processo de "salvar vidas".
Durante a noite, o centro de comando de operações de combate ao fogo também vai passar do Arneiro para o heliporto, na vila de Nisa, sede de concelho, indicou, referindo não haver, até cerca das 23:00, registo de danos pessoais, nem em habitações.
O fogo em Nisa, com origem no que lavra em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco, estava hoje de manhã dominado em cerca de 90%, mas, durante a tarde, agravou-se, referiu fonte dos bombeiros.
Segundo a ANPC, o incêndio obrigou ao corte da Estrada Nacional (EN) 18, junto à ponte de Vila Velha de Ródão.
O fogo em Vila Velha de Ródão passou na terça-feira à noite o rio Tejo e chegou ao concelho vizinho de Nisa, Portalegre, através do monumento natural das Portas de Ródão.
A ANPC indica na sua página na internet que o alerta do incêndio no concelho de Nisa foi dado às 21:34 de terça-feira, nas Portas do Ródão, freguesia de Santana.
Este incêndio deflagrou às 17:55 de domingo, na freguesia de Santo André das Tojeiras, em Castelo Branco, tendo passado posteriormente para o concelho de Vila Velha de Ródão e depois também para o concelho de Nisa, no distrito de Portalegre.
Hoje à tarde, o fogo que lavra em Mação, no distrito de Santarém, também se propagou ao concelho de Nisa.
Várias povoações evacuadas esta noite no concelho de Nisa
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"