Sábado – Pense por si

Um dia com Fabian Figueiredo. Ser ativista, estar deputado

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 30 de outubro de 2024 às 23:00

Passa sete dias por semana na Assembleia da República. Entrou na política por causas e foram elas que lhe deram protagonismo esta semana. Dorme pouco, vai de metro, dá-se bem com toda a gente (menos com Pedro Pinto).

Odair Moniz, 43 anos, morreu há quatro dias. Foi baleado por um agente da PSP na madrugada de 21 de outubro, no bairro da Cova da Moura, na Amadora. E a semana foi marcada por protestos e desacatos em várias zonas de Lisboa, num grito de revolta contra aquela morte, cujos contornos estão por apurar. Fabian Figueiredo, líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), foi um dos protagonistas políticos da semana, pela forma vocal como se atirou ao caso, tendo levantado dúvidas, desde o primeiro momento, sobre a atuação da PSP.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro