Incêndio da Covilhã é o que apresenta maior preocupação nesta manhã de domingo. Protecção Civil subiu no sábado, e manteve hoje, o nível de alerta para vermelho
Três helicópteros vindos da Suíça chegam às 13h a Portugal para ajudar no combate aos fogos, anunciou a Autoridade Nacional de Protecção Civil no balanço matinal sobre incêndios, no qual a Covilhã é destacada como maior preocupação.
"Temos três frentes activas na Covilhã e chegamos a proceder a evacuações nas localidades de Casal da Serra e Cortes do Meios, para o pavilhão de Tortosendo, e temos no local cinco grupos de reforço e 13 meios aéreos nestes incêndios", afirmou Patrícia Gaspar, da ANPC.
Esta responsável destacou o que chamou de "condições meteorológicas extremas" que estão a alterar as previsões da Protecção Civil: "Às 19h de sábado o incêndio da Covilhã estava numa encosta e tudo indicava que ia ser dominado. Mas o vento ganhou velocidade e deixou de ser possível" controlar a propagação do fogo.
As condições meteorológicas adversas também explicam que Protecção Civil tenha subido no sábado, e mantido hoje essa previsão, o nível de alerta para vermelho, o nível máximo de prevenção, em todo o País, à excepção de Évora, Lisboa e Setúbal.
Quanto a um balanço da situação de calamidade declarada pelo Governo, e que implicou um reforço de meios, nomeadamente, Patrícia Gaspar não quis ainda fazer o balanço, explicando ser cedo "para fazer essa avaliação". "Temos de esperar até ao fim para perceber os resultados no terreno. É cedo para fazer essa avaliação", frisou.
O balanço da Protecção Civil dá conta de quatro feridos nos incêndios nas últimas 12 horas, todos ligeiros, e de danos materiais em habitações na Covilhã, mas a ANPC não tem ainda indicação de primeiras habitações afectadas.
O balanço desde o dia 11 deste mês contabiliza no entanto 107 feridos devido aos incêndios, dos quais oito feridos graves, e 73 pessoas assistidas.
Três helicópteros chegam da Suíça para combater incêndios
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.