Sábado – Pense por si

Três bombeiros morrem em Tábua

Diogo Barreto
Diogo Barreto 17 de setembro de 2024 às 12:51
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

O veículo onde seguiam os bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha sofreu um acidente.

Três bombeiros da corporação de Vila Nova de Oliveirinha morreram após sofrerem um acidente de viação enquanto seguiam para o combate a um incêndio em Tábua.

D.R.

Fonte da Proteção Civil refere que morreram duas mulheres e um homem quando o carro em que seguiam foi apanhado pelas chamas.

Desde domingo morreram já sete pessoas devido aos incêndios, quatro delas bombeiros. No domingo morreu um bombeiro de "doença súbita" enquanto combatia as chamas em Oliveira de Azeméis.

Na segunda-feira as autoridades anunciaram duas mortes, uma pessoa carbonizada em Albergaria-a-Velha e uma morte por ataque cardíaco em Sever do Vouga, à qual se junta a morte de uma idosa de 83 anos em Mangualde esta terça-feira de madrugada. 

No site da Presidência da República pode ler-se uma mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa em que refere estar "profundamente consternado" com o acidente, "expressando as suas mais sentidas condolências aos familiares, bem como à Corporação dos Bombeiros de Oliveirinha".

Entretanto, em conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Oeiras, Lisboa, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, deixou "sentidas condolências "ao corpo de bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha, aludindo aos bombeiros "que deram a vida a combater o fogo".

"Esta equipa de combate estava em Nelas e aquilo que posso dizer é que há de ter sido surpreendida por uma frente de fogo", afirmou, salientando que "as circunstâncias do acidente ainda estão a ser avaliadas".

No combate às chamas em Tábua estavam envolvidos, pelas 13h40, 171 operacionais, apoiados por 49 viaturas e um meio aéreo. Também no distrito de Coimbra, na zona industrial de Coja, no concelho de Arganil, outro fogo mobilizava, pela mesma hora, 111 operacionais, 226 viaturas e três meios aéreos.

Com mais este acidente mortal, eleva-se para sete o número de mortos registado nos incêndios que lavaram no território nacional desde domingo.

Com Lusa

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!