Medida surge na sequência da decisão do Governo de prolongar a declaração da situação de alerta de incêndio até as 23h59 de sexta-feira na maioria dos distritos portugueses.
A circulação nas vias municipais que integram a serra de Sintra está proibida até sexta-feira, bem como o estacionamento e a permanência de viaturas no interior do perímetro florestal, devido à situação de alerta de incêndio, segundo o município.
Em comunicado, o executivo liderado por Basílio Horta (PS) adianta que a medida surge na sequência da decisão do Governo de prolongar a declaração da situação de alerta de incêndio até as 23:59 de sexta-feira na maioria dos distritos portugueses, inclusive o de Lisboa, onde se localiza Sintra.
Desta forma, o presidente do município acionou os meios da proteção civil para o encerramento do perímetro florestal da serra de Sintra neste período.
De acordo com o comunicado, o perímetro florestal da serra de Sintra encontra-se encerrado desde as 00:00 de domingo, quando à situação de alerta foi iniciada.
"No perímetro florestal da serra de Sintra vigora até sexta-feira: proibição de circulação, estacionamento e permanência de viaturas no interior do perímetro florestal, exceto para veículos de moradores e de empresas aí sediadas, veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil", pode ler-se na nota.
A decisão surge ainda devido à previsão para o concelho de Sintra de risco de incêndio rural elevado durante este período e pelo facto do se estar ainda no período crítico de incêndios rurais, que decorre entre os dias 01 de julho e 30 de setembro.
Para hoje está agendado mais um protesto dos guias turísticos em Sintra contra os condicionamentos do trânsito motivados pelos alertas, que "prejudicam residentes, comerciantes e condutores de animação turística".
Os manifestantes reivindicam a instalação de uma estação meteorológica na serra de Sintra ou a utilização de alguma que pertença a uma empresa (considerando o clima específico), e contestam que os autocarros circulem sem restrições transportando turistas, que pagam preços acima do passe social.
A serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caracterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se assim fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal.
Trânsito interditado na serra de Sintra até sexta-feira
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.