Sábado – Pense por si

Trabalhadores dos impostos querem reunir-se de urgência com ministro das Finanças

STI refere que, face às reuniões mantidas entre profissionais e outras tutelas, como a da Saúde, ou da Justiça, que os trabalhadores "estranham" que Miranda Sarmento "não tenha já chamado os representantes dos trabalhadores para reunir".

O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos solicitou uma "reunião urgente" ao ministro das Finanças estranhando que a iniciativa do encontro não tenha partido de Miranda Sarmento, à semelhança do que estão a fazer outros ministros nas áreas que tutelam.

Sérgio Lemos/Jornal de Negócios

"O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) quer reunir com urgência com o ministro de Estado e das Finanças", refere a estrutura sindical num comunicado enviado aos seus associados.

Nessa informação, o STI refere que, face às reuniões mantidas entre profissionais e outras tutelas, como a da Saúde, a da Administração Interna, a da Justiça, a da Educação e da Defesa, os trabalhadores "estranham" que Miranda Sarmento "não tenha já chamado os representantes dos trabalhadores para reunir".

É que, refere o STI, os trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) "não viram as suas carreiras valorizadas em 2023, como aconteceu com a carreira geral de técnicos superiores, a carreira médica, a carreira informática, entre outras".

Em comunicado enviado às redações, o STI refere que quer ver os problemas do setor "resolvidos com diálogo e não com confronto", tendo solicitado uma reunião com urgência para "saber quais as intenções do governo, relativamente aos trabalhadores que mantêm a Autoridade Tributária e Aduaneira a funcionar", apesar dos "enormes constrangimentos existentes".

Na terça-feira, uma plataforma comum integrada pela Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT), Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Associação Sindical dos Funcionários da ASAE (ASF-ASAE) e Sindicato Nacional dos Profissionais da ASAE (SNP-ASAE), entregou nos ministérios das Finanças e da Economia um caderno reivindicativo onde, entre outras matérias, exige uma revisão das tabelas salariais que garanta a diferenciação face às carreiras gerais, a qual deixou de existir com recente valorização salarial dos técnicos superiores.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.