Sábado – Pense por si

Trabalhadores da segurança dos aeroportos iniciam greve de cinco dias

Protesto que coincide nos primeiros dois dias com o controlo de fronteiras devido à visita papal

Os trabalhadores da segurança dos aeroportos começam no sábado uma greve de cinco dias exigindo melhores condições laborais, um protesto que coincide nos primeiros dois dias com o controlo de fronteiras devido à visita papal.

A paralisação dos trabalhadores das empresas de segurança privada - Prosegur e Securitas -, convocada pelo Sitava, que se prolonga até quarta-feira, vai abranger todos os aeroportos nacionais, com o objectivo de exigir melhores condições de trabalho, nomeadamente quanto aos horários de trabalho e aos salários.

A AES - Associação de Empresas de Segurança lamentou a greve convocada pelo Sitava - Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos e recorda que o pré-aviso foi comunicado "um dia depois de as partes terem sido convocadas pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) para uma reunião", cujo objectivo era "dar continuidade ao processo de conciliação [e] fazer um ponto da situação do mesmo".

Sublinhando que a última reunião entre a AES e o Sitava aconteceu em 20 de Março, que em 26 de Abril as partes foram convocadas pela DGERT para uma reunião a ter lugar em 8 de Maio, a associação que representa as empresas de segurança considera que a convocação pelo Sitava, em 27 de Abril, de uma greve "em lugar de prosseguir com a negociação [...] apenas contribui para obstaculizar o processo negocial".

A AES reitera a sua disponibilidade em negociar com o Sitava para "alcançar um contrato colectivo, que concilie as reivindicações dos trabalhadores com as necessidades do sector, nomeadamente, em termos da melhoria da formação dos vigilantes, da actualização das condições salariais, da organização dos tempos de trabalho e, acima de tudo, da preservação dos postos de trabalho".

Esta greve coincide com a visita do papa Francisco a Portugal, na sexta-feira e no sábado, por ocasião do centenário das "aparições" de Fátima e da canonização de Francisco e Jacinta Marto, duas das crianças que estão na origem do fenómeno de Fátima.

A paralisação dos trabalhadores de segurança dos aeroportos coincide também com a reposição do controlo de fronteiras em Portugal, incluindo as dos aeroportos, uma das medidas das forças de segurança portuguesas no âmbito da visita papal que estará em vigor até às 00h00 de domingo, o que será mais um procedimento pelo qual todos os passageiros terão de passar.

Questionada sobre o impacto previsto desta greve, fonte da ANA - Aeroportos de Portugal, que gere a rede aeroportuária do país, remeteu esclarecimentos e recomendações aos passageiros para sexta-feira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!