Sábado – Pense por si

Um morto, mais de 4 mil ocorrências e 76 mil clientes ainda sem eletricidade: tudo sobre o mau tempo

04 de fevereiro de 2026 às 13:07
As mais lidas

Depressão Leonardo traz mais chuva a partir de hoje.

João Paulo Oliveira mostra a inundação do piso inferior da sua casa em Montemor-o-Velh
O Rio Sado voltou a galgar as margens e inundou a Av. dos Aviadores
Um carro submerso na estrada de acesso a Valada, Santarém
O mau tempo rovoca corte de estradas no Algarve.
Cheias causam deslocados e cortes de eletricidade
Chuva e a aumento do caudal dos rios têm causado inundações
João Paulo Oliveira mostra a inundação do piso inferior da sua casa em Montemor-o-Velh
O Rio Sado voltou a galgar as margens e inundou a Av. dos Aviadores
Um carro submerso na estrada de acesso a Valada, Santarém
O mau tempo rovoca corte de estradas no Algarve.
Cheias causam deslocados e cortes de eletricidade
Chuva e a aumento do caudal dos rios têm causado inundações
04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 21:50
Lusa

Comboios longo curso na Linha do Norte suspensos devido a inundações

O serviço na Linha do Norte (longo curso) está suspenso desde as 20h00 desta quarta-feira devido a inundações na estação de Alfarelos, situação que afeta também a Linha da Beira Alta e o Ramal de Alfarelos, adiantou a CP.

A suspensão deve-se a inundações na estação de Alfarelos, concelho de Soure, distrito de Coimbra.

A CP, Comboios de Portugal indicou também, na atualização das 19h30, que os serviços urbanos de Coimbra serão suspensos e os regionais entre Entroncamento e Coimbra B só circularão entre Entroncamento e Soure.

Continua ainda suspensa a circulação ferroviária na Linha do Douro, entre Régua e Pocinho, na Linha do Oeste e na Linha do Sul, com a circulação suspensa entre Ermidas do Sado e Grândola, realizando-se transbordo rodoviário ao serviço de longo curso.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 21:24

Pelo menos 35 pessoas tiveram de ser retiradas de casa em Almada

Pelo menos 35 pessoas tiveram de ser retiradas de casa no concelho de Almada, entre as quais 22 idosos de um lar, devido a deslizamentos de terra ou galgamento costeiro, disse esta quarta-feira a presidente da autarquia.

Em conferência de imprensa, a presidente da Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, explicou que os deslizamentos de terra nas arribas são uma das grandes preocupações.

"Estamos com problemas, como viram, de deslizamento de terras, que é a nossa grande preocupação, porque está tudo muito encharcado", disse Inês de Medeiros.

Na zona da Costa da Caparica, explicou, São João e Santo António são as zonas onde têm ocorrido os maiores deslizamentos de terra, "sem danos de maior", tendo as pessoas sido convidadas a sair.

Leia o artigo na íntegra. 

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 21:13

Reclusos de Leiria e Castelo Branco ajudam nas obras das cadeias

Os reclusos das cadeias de Leiria e de Castelo Branco, os mais afetados pela depressão Kristin, estão a ajudar na recuperação das instalações "desde a primeira hora", divulgou esta quarta-feira o Ministério da Justiça (MJ).

Numa nota o MJ adianta que, apesar dos estragos registados nestas duas prisões, "nenhuma cela ficou inabitável" e os contactos dos reclusos com as famílias foram mantidos, apesar dos constrangimentos provocados pelas tempestades naquelas regiões.

O ministério referiu que já fez um levantamento dos estragos provocados pelas intempéries dos últimos dias nos tribunais do país, para proceder a reparações nas comarcas afetadas pela depressão Kristin.

Leia o artigo na íntegra. 

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 20:55

Proteção Civil admite falhas no SIRESP

O comandante nacional Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) voltou esta quarta-feira a admitir que se registaram "várias falhas do SIRESP", sublinhando que não existem "sistemas infalíveis".

Mário Silvestre respondia às declarações da vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa, que disse ter recebido relatos de falhas no SIRESP [Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal] em Leiria e Castelo Branco durante a passagem da depressão Kristin.

Já no dia 30 de janeiro o comandante nacional tinha admitido falhas pontuais na rede SIRESP, mas na ocasião disse que foram colmatadas com o recurso a estações móveis.

Leia o artigo na íntegra. 

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 20:53
Lusa

Meia centena de museus e monumentos danificados em 20 concelhos do país

Danos nas coberturas, em pavimentos e instalações elétricas, inundações e derrocadas são as consequências mais recorrentes da tempestade Kristin em monumentos e museus de perto de 20 concelhos do país, revelou esta quarta-feira à agência Lusa fonte do Ministério da Cultura.

A "destruição total" da Charolinha da Mata dos Sete Montes, junto ao Convento de Cristo, em Tomar, e de complexos arqueológicos do Forte Novo, em Loulé, estão entre os casos mais severos dos 45 sinalizados em museus, monumentos, sítios ou igrejas nos concelhos de Aveiro, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Estremoz, Figueira da Foz, Leiria, Lisboa, Loulé, Montalvão, Nisa, Penela, Pombal, Santa Comba Dão, Tomar, Torres Novas, Ansião, Alvaiázere e Ferreira do Zêzere.

Os dados estão incluídos no balanço do impacto do temporal que afetou o país, realizado pelo Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, com base em relatórios provisórios do Património Cultural, Instituto Público (PC-IP) e da empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP), que mantêm equipas no terreno para manterem atualizado o levantamento de danos provocados pela tempestade e pela precipitação que desde então se seguiu.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 20:52
Lusa

Ministro da Agricultura garante apoios para o setor da suinicultura

O ministro da Agricultura e Pescas garantiu esta quarta-feira, em Leiria, que as explorações suinícolas, bastante atingidas pela depressão Kristin, podem aceder a uma linha de apoio à tesouraria lançada pelo Governo de 500 milhões de euros.

"A linha da tesouraria vai ser rápida e sem burocracias", disse José Manuel Fernandes em Chãs, no concelho de Leiria, numa reunião com cerca de duas centenas de produtores, convocada pela Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores (FPAS).

Além deste apoio, o governante anunciou uma linha de mil milhões de euros com juro bonificado acessível àquelas explorações e o lançamento de um programa de 40 milhões de euros em subvenções para investimentos até 400 mil euros, financiado a 50% se não tiver seguro ou a 80% se tiver seguro.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 20:27

Chuva persistente e por vezes forte até meio da manhã de quinta-feira

A depressão Leonardo vai atravessar o continente esta noite e na madrugada, com chuva persistente e por vezes forte, passando a aguaceiros na manhã de quinta-feira, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, anunciou esta quarta-feira o IPMA.

O vento irá intensificar-se, a partir da noite desta quarta para quinta-feira, “com rajadas até 90 km/h, sendo até 110 km/h nas terras altas”, diminuindo de intensidade a partir do final de quinta-feira à tarde e prevendo-se “nova intensificação do vento” a partir da manhã de sábado, em particular na região Sul, adiantou o IPMA.

Leia mais

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 20:24
Lusa

REN mobiliza 250 trabalhadores para repor infraestruturas afetadas

A REN, Redes Energéticas Nacionais mobilizou cerca de 250 trabalhadores e 50 meios de pesados para recuperar as infraestruturas danificadas pela depressão Kristin, mas reiterou que a reposição total dos postes pode demorar algumas semanas, adiantou, em comunicado.

Assim, no âmbito de plano de recuperação estabelecido, indicou, "foram definidas prioridades que incluem os trabalhos necessários para recolocar, em primeiro lugar, novamente em serviço infraestruturas essenciais para o normal funcionamento do Sistema Elétrico Nacional (SEN)".

De acordo com a REN, "no âmbito dos trabalhos em desenvolvimento, todos os cabos que se encontravam sobre habitações já foram retirados", tendo ainda sido "instaladas proteções adicionais sobre linhas da E-Redes e da Refer que, pela sua importância operacional, não podem ser desligadas".

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 20:23
Lusa

Pelo menos 53 desalojados desde 27 de janeiro

Pelo menos 53 pessoas ficaram desalojadas e outras 132 foram retiradas preventivamente das suas casas desde 27 de janeiro, devido ao mau tempo, anunciou esta quarta-feira a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Os números dizem respeito à passagem da depressão Kristin e da depressão Leonardo.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 19:58
Lusa

Sete escolas reabrem na Marinha Grande esta quinta-feira

Sete escolas do concelho da Marinha Grande vão reabrir esta quinta-feira, anunciou hoje a autarquia do distrito de Leiria, após nova visita do ministro da Educação ao território.

Numa nota de imprensa, a Câmara da Marinha Grande informa que o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, esteve hoje no concelho "para observar no terreno as condições das escolas afetadas pela depressão Kristin".

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 19:57
autor Luana Augusto

Proteção Civil registou mais de 4 mil ocorrências

A Proteção Civil disse esta quarta-feira à tarde que já foram registadas mais de 4.013 mil ocorrências, envolvendo "13.943 operacionais e 5.564 meios terrestres".

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 19:53
autor Luana Augusto

"Tamponar portas e janelas" e "colocar sacos de areia": estas são as dicas da Proteção Civil

Face à passagem da depressão Leonardo, a Proteção Civil deixou esta quarta-feira à tarde algumas dicas que a população, principalmente das zonas mais afetadas, deve seguir: segundo a autoridade, deve-se "tamponar portas e janelas, colocar sacos de areia na zona das portas para evitar a inundação das casas, tamponar também as zonas de escoamentos pluviais, uma vez que as ribeiras vão fazer um retorno dessa água".

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 19:41
autor Luana Augusto

Proteção Civil avalia evacuações em Coimbra e Alcácer do Sal

A Proteção Civil estará a avaliar a retirada de alguns residentes, nomeadamente dos mais idosos, de Alcácer do Sal, devido à subida das águas do rio Sado. O mesmo está a acontecer em Coimbra e Figueira da Foz, devido ao risco de cheias rápidas no Mondego, escreve o Observador.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 19:25
Lusa

E-Redes diz que 76.000 clientes continuam sem luz

A E-Redes indicou esta terça-feira que, até às 17h30, 76.000 clientes, sobretudo das zonas mais críticas, continuavam sem energia elétrica devido às avarias decorrentes da depressão Kristin.

"Às 17h30 de hoje a E-Redes regista por alimentar 76 mil clientes", indicou, em comunicado.

Só nas zonas mais críticas, contabilizam-se 74.000 clientes sem energia elétrica.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 18:57
Lusa

Marcelo decide na quinta-feira após conversa com o Rei de Espanha se adia visita a Madrid

O Presidente da República vai decidir na quinta-feira se adia a sua visita a Madrid prevista para sexta-feira, em função da evolução da situação climática em Portugal e depois de uma conversa com o Rei de Espanha.

Esta informação foi transmitida à agência Lusa por fonte da Presidência da República.

O chefe de Estado "decidirá eventual adiamento amanhã [quinta-feira] ao fim da manhã, em função da evolução da situação em Portugal e depois de uma conversa prevista com o Rei de Espanha", Felipe VI, disse fonte da Presidência à Lusa.

Marcelo Rebelo de Sousa já encurtou a sua visita a Espanha, inicialmente prevista para entre quinta e sexta-feira, devido à situação de calamidade declarada depois da passagem da tempestade Kristin por Portugal continental, na sequência da qual morreram dez pessoas, e tem estado no terreno a visitar os lugares mais afetados.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 18:53
Lusa

Homem morre em carro submerso em linha de água no concelho de Serpa

O corpo de um homem foi resgatado do interior da viatura encontrada submersa numa linha de água no concelho de Serpa, revelaram as autoridades, tendo a Proteção Civil referido que não estava mais ninguém no veículo.

“Confirma-se que existe uma vítima mortal, um homem, com cerca de 70 anos, que se encontrava no interior da viatura”, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e proteção Civil do Baixo Alentejo.

De acordo com a mesma fonte, o corpo foi resgatado do interior do veículo e “transportado para uma ambulância dos bombeiros de Serpa”, para o processo de certificação do óbito pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), que já chegou ao local.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 18:42

Vodafone reativa serviço móvel nos concelhos afetados, mas alerta para impacto de nova depressão

A Vodafone diz que já reativou a rede móvel nos concelhos inicialmente afetados, ainda que se esteja a registar alguma instabilidade. Contudo, com os alertas do agravamento do estado do tempo nos próximos dias, fruto da depressão Leonardo, a operadora assume que pode haver novas interrupções. “A Vodafone continua empenhada na total recuperação dos seus serviços interrompidos pela depressão Kristin. Nesta sequência, reativou-se a rede móvel em todos os 58 concelhos inicialmente afetados, ainda que, em alguns casos, de forma parcial e sujeita a instabilidade. Em dois desses concelhos - Ferreira do Zêzere e Vila de Rei - o grau de degradação do serviço ainda é elevado”, revela fonte oficial da operadora liderada por Luís Lopes.

Leia mais

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 17:25
Lusa

Produtores de Odemira com prejuízo de 10 milhões de euros pedem acesso a apoios

Os produtores de pequenos frutos do concelho de Odemira contabilizam prejuízos provisórios, devido ao mau tempo, que ultrapassam os 10 milhões de euros, disse a organização Lusomorango, que pede acesso aos apoios anunciados pelo Governo.

“A Lusomorango – Organização de Produtores de Pequenos Frutos alertar para o impacto severo da depressão Kristin nas explorações agrícolas do concelho de Odemira. Entre as quatro dezenas de produtores associados, contabilizam-se prejuízos diretos provisórios já superiores a 10 milhões de euros”, apontou, em comunicado.

A perda de capacidade produtiva dos associados da Lusomorango está entre 50% a 70%, após a destruição de infraestruturas agrícolas, sistemas de rega e outros equipamentos.

Esta organização pede, assim, ao Governo que os produtores de Odemira possam aceder às medidas de apoio anunciadas pelo Governo, alertando que, sem isso, dezenas de explorações agrícolas e milhares de empregos podem ficar em causa.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 17:22
Lusa

Fechados sete portos na ilha de São Miguel

Sete portos na ilha de São Miguel, Açores, vão estar fechados "a toda a navegação" a partir das 17h00 locais desta quarta-feira (18h00 em Lisboa), devido ao mau tempo, anunciou a capitania de Ponta Delgada.

Segundo um aviso da capitania, o capitão do Porto de Ponta Delgada, António Carlos Marques Peiriço, determinou "o fecho a toda a navegação" dos portos de Mosteiros, Rabo de Peixe, Porto Formoso, Povoação, Vila Franca do Campo, Caloura e Carneiros, "entre as 17h00 de 04 de fevereiro de 2026 e as 07h00 de 06 de fevereiro de 2026".

António Carlos Marques Peiriço justifica a decisão com as condições meteorológicas, "nomeadamente do estado do mar".

A depressão Leonardo, com um sistema frontal associado, "deverá provocar um aumento significativo da intensidade do vento", com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros/hora nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa) e os 100 quilómetros/hora no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 17:08
Lusa

Chuva dificulta reparação de 1.100 telhados afetados em freguesia de Ourém

Com chuva e vento sem dar tréguas, o trabalho nos telhados afetados pela depressão Kristin parece inglório em Caxarias, Ourém, porque as lonas colocadas são arrancadas e à junta de freguesia chegam, de novo, pedidos de ajuda.

O mau tempo afetou cerca de 1.100 coberturas de casas em Caxarias, em Ourém, no distrito de Santarém.

Sérgio Fernandes, presidente da Junta, disse hoje à agência Lusa que foram afetadas cerca de 97 a 98% das habitações desta freguesia, que agrega 15 localidades.

O trabalho de mitigação dos danos nos telhados através, por exemplo, da colocação de lonas ou plásticos, tem sido feito por bombeiros de Caxarias, outros provenientes da zona de Lisboa e ainda militares das Forças Armadas.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 17:06
Lusa

GNR contabiliza seis vias condicionadas no distrito do Porto

Seis vias estavam esta quarta-feira, pelas 16h30, condicionadas ao trânsito no distrito do Porto devido ao desmoronamento de terras e inundação, designadamente na Trofa, Gondomar, Penafiel e Baião, revelou a GNR.

Em comunicado, a Guarda assinala que as ruas 25 de abril, em Guidões, concelho da Trofa, 20 de junho, em Santa Marinha do Zêzere, e da Bouça, ambas no concelho de Baião, estão condicionadas devido a desmoronamentos.

No concelho de Gondomar, devido a inundação do rio Douro, não se circula na rua Beira Rio, em Zebreiros, e no caminho de acesso ao Parque de Travassos, motivado pela inundação do rio Sousa, o mesmo curso de água que, no concelho de Penafiel, fechou a rua dos Curros, na freguesia de Paço de Sousa.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 17:05
Lusa

Muro em Seminário de Almada desabou e danificou viaturas, diocese já acionou seguros

A Diocese de Setúbal disse esta quarta-feira que já acionou todos os mecanismos de seguros para fazer face aos danos provocados pelo desabamento de uma secção do muro do Seminário de Almada registado na noite de terça-feira.

Numa nota publicada hoje na sua página oficial na rede social Facebook, a Diocese de Setúbal explica que "está a monitorizar a situação, em coordenação com a Câmara Municipal de Almada, nomeadamente com a Proteção Civil do Município, para garantir a segurança da estrutura e procurar prevenir qualquer outra situação que a contínua queda de chuva possa provocar".

O desabamento de parte do muro do Seminário de Almada provocou danos em diversas viaturas.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 17:04

Sete pessoas retiradas de casa por risco de inundações em Torres Vedras

Sete pessoas foram esta quarta-feira retiradas de casa em Dois Portos, no concelho de Torres Vedras, devido ao risco de inundação provocada pela subida do caudal dos rios, disse o vereador responsável pela Proteção Civil municipal.

"Estamos a alojar sete pessoas de Dois Portos no Centro Pastoral do Turcifal. Começam a chegar pedidos, há riscos elevados de inundação em vários pontos do concelho", afirmou à agência Lusa Diogo Guia, vereador da Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa.

Com a subida do caudal dos rios Sizandro e Alcabrichel a coincidir com a maré cheia a partir das 16h00, estão previstas inundações.

Nesse sentido, o município emitiu um aviso à população para a "adoção imediata de medidas preventivas", como a antecipação do regresso a casa e a permanência em locais seguros, cancelamento de todas as atividades desportivas, recreativas e ao ar livre, redução ao mínimo indispensável das deslocações e que se evite atravessar zonas ribeirinhas, áreas inundáveis e locais com risco de deslizamento de terras.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 16:45
Lusa

Municípios querem adiamento dos prazos do PRR e manutenção da suspensão do pagamento de portagens

A Associação de Municípios solicitou esta quarta-feira ao Governo o adiamento dos prazos para a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a manutenção da suspensão do pagamento de portagens nos concelhos afetados pela tempestade.

“Exortamos o Governo a providenciar o adiamento do prazo limite para a execução do PRR. E os atrasos nas obras do PRR não se verificam apenas nas zonas afetadas, as chuvas que se sentem em todo o país, há quase 20 dias, interrompem todas as obras”, referiu a vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Ana Abrunhosa.

À saída de uma reunião do conselho diretivo da ANMP, hoje, em Coimbra, a antiga ministra da Coesão Territorial destacou aos jornalistas que foi precisamente em Leiria, Pombal e Marinha Grande, onde há muitos fornecedores de materiais de construção, que a tempestade Kristin deixou um grande rasto de destruição.

“A cadeia das obras fica interrompida”, afirmou, acrescentando que nas zonas mais afetadas permanecem problemas no fornecimento de energia.

A ANMP solicitou também ao Governo a manutenção da suspensão do pagamento de portagens nos municípios afetados.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 16:11
Lusa

Várias estradas do distrito de Setúbal cortadas devido a inundações

Várias estradas do distrito de Setúbal estão cortadas devido a inundações, com Seixal, Almada e Palmela entre os concelhos mais afetados, segundo a Proteção Civil da Península de Setúbal.

Em declarações à Lusa, fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Península de Setúbal adiantou que, às 11h00, os concelhos mais afetados pelas condições meteorológicas adversas eram Seixal, Almada e Palmela, com várias estradas interditas à circulação automóvel.

Entre as estradas cortadas devido a inundações contam-se a Estrada Nacional (EN) 5, no troço do Poceirão, encerrada desde as 09h00, a EN 377, entre Alfarim e o Marco do Grilo, nos concelhos de Sesimbra e Seixal, e a EN 379-2, que liga os municípios de Palmela e a Moita, na zona de Vale de Touros.

A circulação automóvel também está interrompida na EN 11-2, entre a Fonte da Prata e Alhos Vedros, no concelho da Moita, devido à acumulação de água na via, indicou a mesma fonte.

Devido às condições meteorológicas adversas, registou-se também uma derrocada de areias numa via de acesso ao IC-20, na zona da Costa de Caparica, em Almada, junto ao Hospital Garcia de Orta, o que levou ao corte temporário da circulação durante cerca de três horas, entre as 08h00 e as 11h00, situação que, entretanto, já foi resolvida.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 16:04
Lusa

Marcelo diz que Forças Armadas estão automaticamente convocadas em calamidades

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta quarta-feira uma maior ligação entre a Proteção Civil e as Forças Armadas no sentido de estarem automaticamente convocadas em situações de calamidade, como a tempestade Kristin que devastou "um quinto do país" há uma semana.

"Para o futuro tem de se pensar no relacionamento entre as Forças Armadas e a Proteção Civil", disse o Presidente da República, dando como exemplo a GNR, que "está permanentemente presente na Proteção Civil".

Vários autarcas têm-se queixado que as Forças Armadas apareceram um pouco mais tarde no terreno para apoiar as populações afetadas pela passagem da tempestade Kristin, há uma semana.

"Tem de haver, no futuro, uma maneira de as Forças Armadas, com o seu poder logístico, estarem já ligadas naturalmente à Proteção Civil de forma a ser instantâneo, sem o requisita ou não requisita. É obvio que se há calamidade estão requisitados", afirmou o também comandante supremo das Forças Armadas, em declarações aos jornalistas, após visitar o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém.

Marcelo Rebelo de Sousa frisou que as Forças Armadas "têm uma estrutura autónoma que depende de uma liderança autónoma" e que foi dado um "grande salto quando o ministro da Defesa Nacional voltou [de uma viagem oficial] e o Estado Maior General das Forças Armadas passou a ter um papel coordenador".

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 15:57
Lusa

EDP anuncia apoio de "mais de 800 mil euros" e suspensão temporária da faturação

A EDP anunciou esta um apoio de "mais de 800 mil euros" às comunidades afetadas pela tempestade Kristin, com a suspensão temporária da faturação e apoio a clientes com centrais solares danificadas.

"No total, a EDP vai assumir um custo de mais de 800 mil euros de forma a poder apoiar os seus clientes nas regiões afetadas pelo mau tempo", anunciou a empresa em comunicado.

Na nota, a elétrica dá também conta que "suspendeu o envio de faturação aos seus cerca de 700 mil clientes com casas ou empresas nas zonas mais afetadas pela tempestade que atingiu o pais".

"Serão ainda disponibilizados acordos de pagamento ajustados à situação de cada cliente, sem juros", prossegue a nota.

A empresa revela que as iniciativas na região incluem, além da deslocação de equipas técnicas de várias zonas do país para apoiar a limpeza e reconstrução, o envio de materiais de construção para apoio à recuperação das infraestruturas danificadas, apoio aos clientes com centrais solares afetadas e suspensão temporária da faturação.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 15:50
Lusa

Câmara de Leiria alerta para pessoas que se fazem passar por funcionários da autarquia

A Câmara de Leiria alertou esta quarta-feira a população para burlas feitas por pessoas que se fazem passar por funcionários do município e que prestam informações falsas e pedem dinheiro.

A autarquia recomendou aos munícipes para que não abram a porta, não forneçam dados pessoais e para não assinarem documentos ou aceitarem pedidos de pagamento a pessoas que se estão a fazer passar por "representantes de entidades públicas", incluindo do município.

A Câmara Municipal de Leiria acrescentou que o município tem equipas no terreno na sequência da depressão Kristin, mas que "não está a solicitar qualquer tipo de pagamento, donativo ou valor em dinheiro".

Em caso de dúvida, a autarquia pediu às pessoas para contactarem diretamente os serviços municipais ou as autoridades.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 15:41

O momento em que encosta da Costa da Caparica desaba parcialmente

A carregar o vídeo ...
04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 14:56
Lusa

Associação de Municípios repudia tratamento "menos urbano" a autarcas

A Associação Nacional de Municípios repudiou qualquer tratamento menos urbano que seja feito a um autarca, dando como exemplo o que aconteceu com o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes.

“Em nome da Associação Nacional de Municípios, queremos repudiar com veemência qualquer epíteto, qualquer nome e qualquer tratamento menos urbano que seja feito a um autarca, como aconteceu com o senhor presidente da Câmara Municipal de Leiria”, afirmou a vice-presidente da ANMP, Ana Abrunhosa.

À saída de uma reunião do conselho diretivo, Ana Abrunhosa repudiou este tipo de comportamento, “até porque, em grande medida, se a Proteção Civil existe deve-se aos municípios também”.

Na segunda-feira, o deputado do Chega Bruno Nunes chamou “boneco” ao presidente da Câmara Municipal de Leiria, depois de Gonçalo Lopes ter considerado que se tem assistido a “um carrossel de pessoas" a visitar a região "como se um jardim zoológico se tratasse”. "Acho ridículo quando alguém quer oferecer meia dúzia de garrafas de água e que se filma para trazer numa carrinhazinha pequenina a ajuda ao distrito e ao concelho de Leiria", criticou Gonçalo Lopes, e considerou que “aproveitar o que está a acontecer para fazer campanha” é “uma ofensa a quem está a sofrer, a quem está há mais de dois dias sem água, sem luz, com dificuldades extremas”.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 14:48
Lusa

Presidente da Câmara de Leiria: “Parece que estamos num país de faz de conta”

O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, disse que parece que se está "num país de faz de conta”, criticou a ausência de comunicação e admitiu que o seu grau de tolerância começa a esgotar-se.

“Quem está a dar a cara sou eu, todos os dias a comunicar-vos a pouca informação que tenho e o processo tem de ser mais transparente, o processo tem de ser mais claro. Na [pandemia] de covid tínhamos ‘briefing’ e comunicação ao país sobre o que estava a acontecer e eu acho que ninguém comunica ou não querem comunicar. Parece que estamos num país de faz de conta”, declarou Gonçalo Lopes. O autarca falava nos Bombeiros Sapadores de Leiria, onde está instalado o centro de operações do município na sequência da depressão Kristin que, há uma semana, afetou gravemente o concelho.

Questionado se se trata de uma crítica ao Governo o presidente do município socialista respondeu que “o que aconteceu em Leiria é algo demasiado grave para que não haja uma comunicação credível, transparente sobre a evolução das reparações na rede”. “O grau de escrutínio que colocam à minha atividade como político tem de ser colocado também a quem é responsável de gerir as redes nacionais, seja o fornecimento de água em alta, seja o fornecimento de eletricidade. Tem de existir mais transparência”, prosseguiu.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 14:45
Lusa

Muro desaba e destrói carrinha em Almada

Um muro desabou esta madrugada em Almada, acabando por danificar alguns veículos que ali estavam estacionados. Não há vítimas nem feridos.


A carregar o vídeo ...
04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 14:43
Lusa

Vila de Rei repôs energia elétrica na zona industrial e água em todo o concelho

O fornecimento de energia elétrica já foi resposto na Zona Industrial de Vila de Rei, o abastecimento de água já chega a todo o concelho, mas continuam a registar-se muitas falhas nas comunicações.

“As prioridades centraram-se, desde sempre, na garantia de acesso à água, luz, equipamentos coletivos e desobstrução de vias”, referiu a Câmara de Vila de Rei, numa nota sobre o balanço dos acontecimentos no terreno. Este município do distrito de Castelo Branco deixou um apelo: "Ainda com um número muito elevado de habitações particulares que se encontram destelhadas e em situação de fragilidade social, apelamos à solidariedade e entreajuda de todos para a resolução destas situações".

A autarquia garantiu que tem sido assegurado o acompanhamento das pessoas em situação de vulnerabilidade e sem condições de habitabilidade, “sendo prioritária a procura de soluções adequadas para cada caso”. “As várias empresas locais de construção civil estão igualmente empenhadas na resolução dos danos provocados, procurando garantir uma intervenção célere e eficazes”.

Todos os equipamentos escolares e desportivos do concelho já estão em pleno funcionamento.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 14:41
Lusa

Ribeiras de sete rios da região centro e sul em risco de inundação

As ribeiras dos rios Vouga, Águeda, Mondego, Lis, Tejo, Sorraia e Sado estão em situação de alerta devido ao risco de inundações e face às previsões de chuva intensa, disse o comandante nacional da Proteção Civil. Já os rios Lima, Cávado, Ave, Douro e Tâmega encontram-se em situação de vigilância.

Mário Silvestre afirmou que é nestas zonas e nestes rios que "é expectável que haja, no fundo, inundações ou potencial grande de inundações, devido à subida dos caudais".

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 14:38
Lusa

Município de Leiria compra casas prefabricadas para instalar desalojados

O Município de Leiria vai comprar 13 casas prefabricadas para instalar desalojados, com um custo de cerca de meio milhão de euros, afirmou o presidente, Gonçalo Lopes.

"Neste momento, temos em processo de contratação 13 casas, num montante aproximado de meio milhão de euros", disse aos jornalistas Gonçalo Lopes, nos Bombeiros Sapadores de Leiria, onde está o centro de operações do município.

Após a reunião diária da Comissão Municipal de Proteção Civil, o autarca explicou a necessidade de reforçar a assistência social, sobretudo na identificação dos desalojados. "Atualmente, alguns permanecem em casas, mas com chuva intensa dentro das suas casas, e outros estão deslocalizados", declarou, defendendo a necessidade de "encontrar soluções, não de curto prazo", mas "soluções de médio prazo.

Gonçalo Lopes referiu que estas pessoas "ou estão em casas de familiares, ou estão em pavilhões, ou estão nas suas casas, mas em condições que não deviam estar". Desde quarta-feira, quando Leiria foi atingida pela depressão Kristin, e até domingo, a autarquia tinha realojado 28 pessoas, em lares, numa estrutura numa coletividade e numa casa municipal na Barreira.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 14:35
Lusa

Cerca de 83 mil clientes ainda sem energia eléctrica às 12:00

Um total de 83 mil clientes da E-Redes continuava sem abastecimento elétrico pelas 12h00 de hoje, 81 mil dos quais nas zonas mais atingidas pela depressão Kristin, sobretudo no distrito de Leiria, com 59 mil clientes afetados.

Em Santarém ainda não tinham eletricidade 14 mil clientes, em Castelo Branco cinco mil e em Coimbra três mil.

A E-Redes destacou que estão a trabalhar no terreno e no 'back office' da empresa cerca de 2.000 operacionais e que foram mobilizados mais 550 geradores.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 13:59
Lusa

Região de Leiria recebe camiões de material mas precisa de utensílios

A região de Leiria tem recebido camiões carregados de materiais de construção, que serão distribuídos pelos concelhos, mas continua a precisar, principalmente, de utensílios de trabalho, disse hoje à agência Lusa o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM).

"Continuamos a precisar, naturalmente, de materiais de construção. Neste momento o que estamos a responder às empresas que nos contactam é que precisamos de lonas, telhas, mas também carros de mão, pás, luvas, tudo o que são utensílios necessários para a reconstrução, sobretudo as pequenas, e aquelas que são provisórias, para evitar que a degradação continue a acontecer", especificou o presidente da CIM da Região de Leiria, Jorge Vala.

O autarca apelou ainda a "um reforço na resposta em alguns destes materiais, porque estão a ser distribuídos pelos 10 concelhos da Região" de Leiria, apesar de, "felizmente estar a chegar muito material" de construção.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 13:58
Lusa

Cheias condicionam estradas na Lezíria do Tejo, mas situação mantém-se estável

O comandante Proteção Civil da Lezíria do Tejo afirmou hoje que a situação no território se mantém tranquila, apesar de várias estradas condicionadas por inundações, não havendo, até ao momento, qualquer ocorrência considerada grave.

Em declarações à Lusa, o comandante Hélder Silva, explicou que existem vias temporariamente condicionadas, que abrem e voltam a fechar consoante a oscilação do nível do rio.

"O ponto de situação neste momento é de algumas estradas inundadas, mas tratam-se de condicionamentos temporários. O rio sobe, condiciona a circulação, mas quando baixa, as vias voltam a estar abertas", afirmou, sublinhando que não existe nenhuma situação preocupante neste momento.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 13:56

Água e lama cobrem chão de café em Esposende devido ao mau tempo

A carregar o vídeo ...
04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 13:54

Trabalhadores da Câmara de Sintra limpam destroços de muro que caiu de via pública

A carregar o vídeo ...
04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 13:50
autor Luana Augusto

Ministra do Ambiente: "Foi um evento como não há memória"

A ministra do Ambiente disse esta quarta-feira, em declarações aos jornalistas, que a passagem da tempestade Kristin "foi um evento como não há memória", isto porque já provocou pelo menos 10 mortos, deixou mais de 200 desalojados e cerca de um milhão de pessoas sem eletricidade.

Maria da Graça Carvalho disse que há neste momento "dezenas de milhares de postes de quilómetros que têm de ser recuperados". "Ficámos com o sistema elétrico destruído nesta zona (Leiria)" e justificou que já há, por isso, vários geradores a serem distribuídos. "Temos cerca de 300 geradores disponíveis", avançou ao lamentar que há "pessoas [que] vivem isoladas no meio do pinhal".

Apesar disso, a ministra elogia todo o trabalho dos profissionais, que diz que tudo têm feito para levar energia a todos os clientes. "A E-Redes tem cumprido as suas promessas. Prometeu que tinha 80% dos clientes com eletricidade ao fim de cinco dias e cumpriu. E temos uma nova meta para sábado de 85%", avançou ao dizer que este tem sido um trabalho "impressionante".


04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 13:17
autor Luana Augusto

Decretar estado de calamidade foi "bem" mas perceção inicial foi "insuficiente", diz Marcelo

O Presidente da República deixou esta quarta-feira vários elogios e críticas quer ao Governo quer à Proteção Civil. Questionado pelos jornalistas sobre como avalia a posição do Governo, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "O primeiro passo do primeiro-ministro de perceber que era grave e ir à Proteção Civil foi bem, depois a ideia de que a extensão [do problema] seria mais pequena foi insuficiente. Era mais ampla. O primeiro-ministro vai para o terreno e declara estado de calamidade foi bem, depois avançaram-se com medidas e foi bem", considerou.

O chefe de Estado comentou ainda sobre as declarações da ministra da Administração Interna, que disse que não sabe o que falhou na questão do mau tempo, e explicou que "muitas vezes quando comunicamos não temos a informação completa". Nesse caso, diz, "a pessoa é sincera e que não percebeu o que falhou". "Também muitas vezes me saiu isso por deficiente conhecimento e não me saiu bem."

Sobre a questão da falta de eletricidade e água em algumas casas, Marcelo recordou um episódio recente que teve com 400 alunos. "Tive uma conversa com 400 alunos e disse: 'levantem o dedo os que não têm eletricidade' e era a maioria. Água era muito menos

A carregar o vídeo ...


04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 12:47
autor Luana Augusto

Há cerca de 250 pessoas deslocadas, segundo a Proteção Civil

A Proteção Civil avançou esta quarta-feira, em conferência de imprensa, que há neste momento 251 pessoas deslocadas: 53 no distrito de Santarém, 145 em Leiria e 53 em Castelo Branco, e que desde o dia 1 de fevereiro até ás 12h de dia 4 foram registadas 3.326 ocorrências. Segundo o comandante Mário Silvestre, que cita a EDP, há ainda cerca de 90 mil clientes sem eletricidade.

A mesma autoridade alertou ainda para a "precipitação persistente e vento forte" nas próximas horas e disse que estão em "situação de alerta as ribeiras do Rio Vouga, do Rio Águeda, do Rio Mondego, do Rio Lis, do Rio Tejo e do Rio Sado". Aqui, é "espectável que haja inundações devido à subida dos caudais dos rios", explicou Mário Silvestre, comandante nacional da Proteção Civil.

A Proteção Civil disse ainda que há três meios aéreos nos terrenos para fazer as "ações de reconhecimento" e um "avião da Força Aérea para fazer o mapeamento das zonas" e que está a ser utilizado o "serviço de cartografia da Força Aérea para ajudar a mapear os rios".

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 12:39

Imagens aéreas da Força Aérea e Marinha mostram áreas afetadas pelas cheias

A Força Aérea realizou esta quarta-feira um sobrevoo de reconhecimento da zona envolvente ao Rio Vouga, entre a Ria de Aveiro e a barragem de Ermida, para recolher informação sobre áreas afetadas por cheias e em situação de perigo.


A carregar o vídeo ...
04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 12:38
Lusa

Corte da A14 entre a Figueira da Foz e Montemor-o-Velho mantém-se por tempo indeterminado

O corte de trânsito na autoestrada 14 (A14) entre a Figueira da Foz e Montemor-o-Velho irá manter-se, por tempo indeterminado, devido a novo alagamento do pavimento na noite passada, disse à Lusa fonte oficial da Brisa.

Em informação prestada pelas 11h00, a mesma fonte explicou que esta noite a água subiu nos terrenos adjacentes àquela via, entre os quilómetros (km) 8 e 9, e entrou no asfalto, levando à manutenção da interrupção da circulação nos dois sentidos, decidida ao início da madrugada de terça-feira.

Em imagens a que a Lusa teve acesso, captadas entre as 09h48 e as 10h00 de hoje, é possível ver a água a passar por debaixo das guardas de proteção, no sentido Figueira da Foz -- Montemor-o-Velho e invadir o asfalto, numa zona de terrenos agrícolas entre a ponte da A17 sobre o rio Mondego e as comportas do Foja, na freguesia de Maiorca. Esta é sensivelmente a mesma zona onde a A14 (então IP3) esteve cortada vários dias, também devido à subida das águas, nas grandes cheias de janeiro de 2001, há 25 anos.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 12:26
Lusa

Castelo de Leiria parece "um filme de terror"

A quase totalidade das árvores do Castelo de Leiria foram destruídas pela depressão Kristin, que também fez cair um troço de muralha daquele monumento que, segundo a vice-presidente do município, "parece um filme de terror".

"Perderam-se cerca de 90% das árvores e arbustos. Parece um filme de terror", disse à agência Lusa Anabela Graça, que assume os pelouros dos Equipamentos Culturais, Cultura e Educação. Monumento Nacional desde 1910, o Castelo de Leiria foi um dos equipamentos do património cultural do concelho mais afetados pela tempestade, tanto no interior como no exterior.

No edificado, as situações mais sensíveis são a Casa do Guarda, "recentemente reconstruída", atingida por uma árvore de grande porte, e a queda de um troço de muralha. Segundo Anabela Graça, os técnicos procederam a uma avaliação dos estragos: "Estamos a aguardar orientações, mas foi muito importante a vinda de imediato, porque não podemos interferir num Monumento Nacional".

A limpeza do Castelo de Leiria teve início na terça-feira e "está a andar a um ritmo muito bom", mas não há previsão para reabertura do monumento mais visitado de Leiria. Em 2025, foram registadas 121.371 entradas.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 12:24

Bombeiros de Ourém ficam sem luz após furto de combustível a geradores

Em Ourém estão a roubar combustível aos bombeiros durante a noite. Na noite desta terça-feira, o quartel de Freixianda voltou a ficar completamente às escuras, após terem furtado o gasóleo dos geradores que estavam a fornecer energia à secção. Ao NOW, os bombeiros falam num ato de desespero da população, que está há já vários dias sem eletricidade e sem telecomunicações.


A carregar o vídeo ...
04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 12:22
Lusa

Soure regista novos cortes de eletricidade

O presidente da Câmara de Soure, Rui Fernandes, disse esta quarta-feira à Lusa que algumas freguesias do concelho, no distrito de Coimbra, registaram novos cortes de energia elétrica, na sequência dos ventos e chuva da última noite.

A freguesia de Samuel voltou a ficar sem eletricidade, assim como parte da freguesia de Vinha da Rainha, segundo o autarca.

"A minha a maior preocupação, neste momento, é, enquanto o tempo for permitindo, continuar a recuperar a rede elétrica. Tenho pessoas há sete dias sem luz, é exasperante", salientou.

Segundo Rui Soares, o dia "está calmo, por agora", registando-se "pequenas emergências", como quedas de taludes ou árvores, às quais se estão a dar resposta para evitar uma fase "mais extrema, com, por exemplo, estradas fechadas".

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 12:21

Parlamento aprova audição urgente da ministra da Administração Interna

AComissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira a audição urgente da ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, e do secretário de Estado da Proteção Civil sobre a resposta à tempestade Kristin e o funcionamento da rede SIRESP.

Os requerimentos para ouvir no parlamento a ministra foram apresentados por Chega e IL, com os deputados do partido liderado por André Ventura a propor também a audição do secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha -- ambos aprovados por unanimidade. Saiba mais

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 12:02

Parque de campismo em São Pedro de Moel destruído: Caravanas arrasadas pelo vento

A carregar o vídeo ...
04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 12:00

Produtores de leite reforçam apelo ao Governo para reparar explorações afetadas

A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) reforçou esta quarta-feira o apelo ao Governo para disponibilizar apoios à reconstrução e reparação das instalações do setor afetadas pelo mau tempo.

"A APROLEP apela ao Governo para que rapidamente disponibilize apoio à reconstrução e reparação das construções afetadas para salvaguardar a segurança dos trabalhadores e o bem-estar dos animais", lê-se no comunicado divulgado hoje.

A associação que representa os produtores de leite reforçou o apelo ao Ministério da Agricultura para o prolongamento do prazo para comunicar as informações exigidas pela DGAV relativas ao "Ecorregime de Bem-estar Animal", que termina a 06 de fevereiro.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 11:29

Barragem de Castelo de Bode obrigada a descarregar

A carregar o vídeo ...
04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 11:16
Lusa

Ansião com mais de 100 realojados precisa de telhas e mão-de-obra

Mais de uma centena de pessoas foram realojadas no município de Ansião, que mantém 35% do seu território sem energia. “Temos mais de uma centena de pessoas realojadas, fora as que não nos foram comunicadas, porque estão com familiares e amigos ou vizinhos. Temos pessoas em IPSS e no quartel dos Bombeiros” Voluntários de Ansião, disse à Lusa o presidente Jorge Cancelinha.

“Há muita gente a dormir em casa por resistência, mesmo a chover lá dentro, mas estamos a monitorizar constantemente, até porque esta noite foi bastante agressiva e estamos a fazer essa avaliação”, referiu.

Na manhã de hoje, “ainda faltava restabelecer 35% da rede elétrica, o equivalente a mais de 2.500 residências, ainda que os outros 65% estão a ser alimentados a geradores, ou seja, soluções provisórias que não permitem ter grande estabilidade energética”. Ainda assim, o município de Ansião, no distrito de Leiria, “tem praticamente 90% do território com abastecimento de água” na rede.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 11:13
Lusa

Aldeia do Lousal em Grândola isolada devido à subida de ribeira

A chuva que tem caído fez transbordar a Ribeira da Corona, no concelho de Grândola, estando a população da aldeia do Lousal isolada, desde as 06h00, disse à agência Lusa o presidente da junta.

“As chuvas contínuas desta noite e desta manhã fizeram transbordar a Ribeira da Corona, junto ao Lousal, e os únicos acessos do Lousal para o exterior estão impedidos”, relatou o presidente da Junta de Freguesia de Azinheira de Barros, no distrito de Setúbal, Pedro Ruas. De acordo com o autarca, os principais locais de acesso à aldeia, que estão submersos, foram sinalizados pelas autoridades, estando a ser feitos apelos à população para que se mantenha em segurança.

“Estamos a fazer um apelo para as pessoas não correrem riscos, para não se meterem em aventuras, não tentarem passar as pontes, nem da Ribeira da Corona, nem da Ribeira do Lousal. É um risco demasiado grande”, alertou.

Segundo Pedro Ruas, está a ser articulada com o Serviço Municipal de Proteção Civil e com os Bombeiros Mistos de Grândola, “uma solução de emergência”, caso seja necessário retirar pessoas da aldeia mineira.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 10:52

Chuva não dá tréguas e alaga estrada em Alcântara

Imagens mostram veículos a circular na Avenida Brasília, em Lisboa, que está completamente alagada.


A carregar o vídeo ...
04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 10:50
Lusa

Vila de Rei com mais de 90% do fornecimento de energia elétrica reposto

Mais de 90% do serviço de fornecimento de energia elétrica foi reposto no concelho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, anunciou a Câmara Municipal. "Apesar dos fortes constrangimentos a nível de comunicações, o número geral do município de Vila de Rei [274 890 010] encontra-se em funcionamento", informou, numa nota publicada nas suas redes sociais, a Câmara de Vila de Rei. Este levantamento está a ser realizado na entrada do edifício dos Paços do Concelho, onde os particulares e empresas de Vila de Rei se devem deslocar para efetuar o seu relatório.

"O município encontra-se a aceitar donativos de telhas, telhões e materiais de construção. Os materiais deverão ser entregues junto ao edifício da Junta de Freguesia de Vila de Rei". Estão também a ser criados pontos de recolha de material lenhoso e entulho, que não podem estar misturados, na Zona Industrial do Souto (depois do lagar), Milreu (junto ao campo de futebol), Silveira (junto ao cemitério) e Zevão (entrada do estradão).

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 10:48
Lusa

Desmoronamento provoca condicionamento de trânsito no IC2 em Águeda

Um desmoronamento está a provocar condicionamentos à circulação rodoviária no Itinerário Complementar (IC) 2 junto à saída para Lamas do Vouga, em Águeda, no sentido Norte/Sul, no distrito de Aveiro, informou hoje a GNR. Na sua informação diária sobre o estado das vias no distrito de Aveiro, a GNR refere que existem 25 vias interditas ou condicionadas, a maioria das quais devido a inundação.

Ainda no concelho de Águeda, segundo a GNR, mantêm-se interditas a Estrada Municipal 577 (Fontinha), a Rua da Pateira (Fermentelos), a Estrada do Campo (Espinhel e Recardães), a Rua do Campo (Segadães) e a Rua Ponte da Barca (Serém), devido à inundação do rio Águeda. A Rua do Covão, em Valongo do Vouga, também continua interdita devido a desmoronamento.

Em Ovar, está interdita a Avenida da Praia (Esmoriz), devido a desmoronamento.

Em Estarreja, a GNR dá conta da interdição da Rua dos Moinhos (Pardilhó), Rua da Estação (Canelas), da Rua do Vale (Fermelã), da Rua General Artur Beirão (Canelas), da Estrada paralela à linha férrea, junto à BIORIA (Canelas) e da Rua do Feiro (Salreu), devido a inundação.

Na Murtosa há três vias interditas, também devido a inundação, nomeadamente a Rua Arcebispo Cangranor (Bunheiro), a Travessa Arrais Francisco Faustino (Torreira) e a Rua Caminho das Remolhas (Bunheiro).

Em Aveiro, a GNR dá conta da interdição da Rua Direita e da Rua da Pateira, em Requeixo, e da Rua Marquês de Pombal em Cacia, devido a inundação. Ainda neste concelho está interdita a Rua Pero André (Eirol) devido ao risco de derrocada de uma habitação.

Mais a sul, em Oliveira do Bairro, está interdita a Rua Frei Gil (Bustos), devido ao abatimento do piso da estrada, e no concelho de Anadia estão interditas a Rua São Simão (Espairo) e a Rua da ETAR (Avelãs de Caminho), devido a inundação.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 10:43

“Não estávamos à espera”: moradora sobre Ribeira da Laje transbordar em Santo Amaro de Oeiras devido à chuva intensa

Populares já retiraram mobília das habitações para prevenir que água estrague os bens pessoais.


A carregar o vídeo ...
04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 10:34

Anadia recolhe materiais de construção e bens essenciais para Leiria

A Câmara Municipal de Anadia, em parceria com outras entidades, lançou esta quarta-feira uma campanha solidária de recolha de materiais de construção e bens essenciais para serem entregues na região de Leiria. "Apela-se aos cidadãos para entrega de materiais de construção e bens essenciais, tais como, lonas, telhas, silicones, cimento rápido, luvas de construção, telas de impermeabilização, oleados, coletes refletores, ferramentas de remoção e limpeza, vassouras e pás, lanternas a pilhas", enumerou o Município de Anadia.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 10:32

Força Aérea recolhe informação em zonas afetadas por cheias e em situação de perigo

A Força Aérea realizou esta quarta-feira um sobrevoo de reconhecimento da zona envolvente ao Rio Vouga, entre a Ria de Aveiro e a barragem de Ermida, para recolher informação sobre áreas afetadas por cheias e em situação de perigo. "Uma tripulação da Esquadra 552 da Força Aérea, acompanhada por Fuzileiros, realizou hoje um sobrevoo de reconhecimento visual na zona envolvente ao Rio Vouga, entre a Ria de Aveiro e a barragem de Ermida", anunciou em comunicado aquele ramo das Forças Armadas.

Esta "missão conjunta permitiu recolher informação crítica sobre áreas densamente afetadas por cheias e em situação de perigo, reforçando a capacidade de resposta integrada das Forças Armadas no apoio às autoridades civis e às populações".

A carregar o vídeo ...
04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 10:31

Casal e filho desalojados após casa desabar parcialmente em Ourique

Um casal, com cerca de 70 anos, e o filho, de 40, ficaram esta quarta-feira desalojados depois de a casa nde viviam ter desabado parcialmente devido ao mau tempo, no concelho de Ourique, distrito de Beja, foi divulgado. Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo indicou à agência Lusa que o alerta para o desabamento parcial desta habitação foi dado às autoridades às 07:57.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 10:29

Castelo Branco atribui 5.000 euros a cada freguesia para despesas imediatas

A Câmara de Castelo Branco vai disponibilizar uma verba no valor de cinco mil euros a cada uma das 22 freguesias do concelho para fazer face a despesas imediatas resultantes da passagem da depressão Kristin. "A atribuição desta verba às freguesias é para ser imediata e para fazer face à resolução de problemas urgentes. Claro que estão excluídas as grandes intervenções necessárias nas freguesias. Essas vão ser feitas em colaboração com a Câmara Municipal", explicou o presidente do município de Castelo Branco à agência Lusa.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 10:26

DGS pede cuidados com amianto durante limpezas após tempestade Kristin

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu esta quarta-feira recomendações de segurança após os danos causados pela tempestade Kristin, alertando para o risco de exposição ao amianto durante trabalhos de limpeza, remoção de destroços e reparação de edifícios. Leia mais .

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 10:21

93 mil clientes da E-Redes sem energia pelas 08:00

Um total de 93 mil clientes da E-Redes continua sem abastecimento de energia elétrica devido aos danos provocados pela depressão Kristin, que afetou Portugal continental há uma semana, na rede de distribuição, informou esta quarta-feira a empresa. 

Num balanço feito às 08:00, a empresa indicou que "estão por alimentar 93 mil clientes, sendo que, nas zonas mais críticas, as avarias decorrentes da depressão Kristin totalizam 87 mil clientes".

Leiria é o distrito mais afetado, com mais com 63 mil clientes sem energia, seguido de Santarém, com 15 mil clientes, Castelo Branco com seis mil, e Coimbra com três mil, segundo a E-Redes.

No anterior balanço realizado pela empresa, na terça-feira à noite, o número de clientes afetados era de 103 mil. Leia mais .

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 10:17
Lusa

Cerca de 99% da população de Ourém deverá ter água ao final da tarde

Cerca de 99% da população do concelho de Ourém, no distrito de Santarém, deverá ter o abastecimento de água restabelecido até ao final da tarde de hoje, anunciou a Be Water - Águas de Ourém.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa referiu que "cerca de 80% dos sistemas de abastecimento do concelho estão a operar com energia proveniente de geradores (aproximadamente 25 no total)".

"Devido à sua sensibilidade, estes equipamentos estão sujeitos a paragens e avarias, exigindo vigilância contínua e circuitos de reabastecimento ininterruptos, assegurados por duas equipas em permanência", explicou.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 10:16

PSD adia jornadas parlamentares em Caminha

As jornadas parlamentares do PSD previstas para segunda e terça-feira em Caminha, no distrito de Viana do Castelo, foram adiadas devido à perspetiva de agravamento das condições climatéricas, disse esta quarta-feira à Lusa o líder parlamentar social-democrata. "Face à perspetiva do piorar das condições climatéricas, o Grupo Parlamentar do PSD decidiu adiar as jornadas", afirmou Hugo Soares.

Como habitualmente, as jornadas parlamentares contariam com a presença do presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 09:40
Lusa

Nível de cheia subiu para 1,2 metros na baixa de Alcácer do Sal

O nível de cheia na zona baixa de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, "já ultrapassou 1,20 metros", disse esta quarta-feira à agência Lusa o comandante sub-regional da proteção civil, realçando que "a situação agravou-se". "O nível de cheia já ultrapassou 1,20 metros e prevê-se um agravamento das condições meteorológicas, a continuação da precipitação e do vento", disse o comandante sub-regional de Emergência e proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio.

Além disso, acrescentou, "as barragens continuam a descarregar", com essa água a chegar ao Rio Sado que 'banha' a cidade de Alcácer do Sal. "A situação agravou-se. Tivemos a maré cheia por volta das 05:00 e a próxima será às 18:00", relatou.

Tiago Bugio indicou que "a avenida está inundada e ruas adjacentes e diversas ruas estão cortadas ao trânsito".

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 09:39
Lusa

Circulação suspensa na Linha ferroviária do Sul em Grândola

A circulação ferroviária na Linha do Sul estava às 09:00 desta quarta-feira suspensa entre Azinheira dos Barros e Grândola, no distrito de Setúbal, devido a instabilidade da via provocada pela chuva, informou a CP. De acordo com a empresa, mantinham-se às 09:00 a suspensão na Linha do Douro, entre Régua e Pocinho, e na Linha do Oeste.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 09:16

Autoridades pedem cautela aos visitantes da Serra da Estrela

A carregar o vídeo ...
04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 09:12
Lusa

Maioria das escolas do concelho de Leiria reabriu hoje

A maioria das escolas do concelho de Leiria reabriu hoje, uma semana após a depressão Kristin ter atingido gravemente o município, anunciou a Câmara.

Abriram estabelecimentos do pré-escolar ao ensino secundário dos oito agrupamentos do concelho e a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (esta não agrupada), com o município a aconselhar a consulta no sítio na Internet do município ou nas redes sociais de quais as escolas reabertas, assim como as turmas deslocalizadas.

“Algumas escolas vão permanecer encerradas, devido aos danos provocados pelo mau tempo, nomeadamente quedas de árvores, cortes de energia e infiltrações, situações que exigem a verificação e garantia de todas as condições de segurança”, adiantou a autarquia, referindo que a avaliação para novas reaberturas vai ser feita diariamente.

No caso dos estabelecimentos que não reúnem ainda condições para reabrir, a Câmara assegurou que “continua a trabalhar em articulação com a comunidade educativa para que todos os alunos regressem às aulas em segurança o mais rapidamente possível”.

A Câmara de Leiria gere 145 edifícios escolares, com cerca de 15 mil alunos.

A carregar o vídeo ...
04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 08:39
Lusa

Capitania do Douro prevê para hoje e quinta-feira maior subida do caudal do rio

O caudal do rio Douro, no Porto, deverá atingir “maiores subidas” durante o dia desta quarta-feira e de quinta-feira devido à grande quantidade de chuva que também é esperada em Espanha, alertou o comandante adjunto da Capitania do Douro.

Avançando que já foram tomadas medidas preventivas, nomeadamente na zona de Miragaia, Pedro Cervaens apontou que esta noite a cota do rio atingiu os 5,20 metros, “um bocadinho menos do que na noite anterior”, esperando-se que “aumente devido à forte pluviosidade”.

“Hoje e amanhã [quinta-feira] são dias de muita pluviosidade, não só aqui, mas em Espanha também, portanto a quantidade de água vai aumentar. Temos de estar ainda mais atentos”, disse o comandante adjunto da Capitania do Douro, à agência Lusa, num ponto de situação cerca das 08h00.

 

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 08:31
Lusa

Proteção civil registou 121 ocorrências entre as a meia-noite e as 7h00

A Proteção civil registou , entre as 00h00 e as 07h00 relacionadas com o mau tempo, mantendo-se as autoridades a avaliar e monitorizar o nível das águas em várias regiões, que se mantém estável.

Em declarações à agência Lusa, Rui Oliveira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), disse que apesar da chuva forte que caiu de noite, não houve registo de ocorrências graves durante a noite.

"Entre as 00h00 e as 07h00 de hoje foram registadas 121 ocorrências, a maioria (33) na sub-região de Lisboa e na Península de Setúbal com 26. As restantes ocorrências estão distribuídas por outras regiões do país", disse.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 08:30
Lusa

Marcelo diz que explicação do Governo às populações "não correu bem"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que a explicação, por parte do Governo, sobre o impacto da depressão Kristin "não correu bem" e defendeu que os apoios devem chegar "nos próximos dias".

"Não é por eu dizer que o Governo esteve melhor ou pior. Há coisas em que se esteve melhor e coisas em que se esteve pior. A explicação às pessoas, em muitos casos, não correu bem, não correu bem, não correu bem", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa visita ao município de Ourém, no distrito de Santarém, uma das zonas afetadas pela depressão Kristin.

O chefe de Estado chegou pelas 21h20 de terça-feira ao posto de comando da Proteção Civil de Ourém, onde começou por reunir-se com o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque (PSD), e com o secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha (PSD).

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 08:28
Lusa

Forças Armadas coloca 42 botes em zonas de risco severo de cheias

As Forças Armadas anunciaram que posicionaram 42 botes e respetivas equipas, para "mitigar o impacto das tempestades às populações", devido à previsão de agravamento do estado do tempo. Em comunicado, o gabinete do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) sublinhou o posicionamento na terça-feira de 42 botes e respetivas equipas "nas zonas de Coimbra, Tancos e Águeda".

Desde 28 de janeiro, estiveram em apoio direto às populações 4.117 militares, com 478 viaturas e 46 máquinas de engenharia. Entre o apoio dado estão 23 ações de desobstrução e limpeza de vias rodoviárias, estando ainda seis em curso, ou 361 pessoas apoiadas com alojamento e alimentação e 80 sacos-cama disponibilizados.

As Forças Armadas forneceram ainda 28 geradores e 23 equipamentos Starlink, para reforço/disponibilidade de comunicações de emergência. Disponibilizaram também equipas para cortes de árvores, com 20 equipas de limpeza, das quais 12 com motosserras

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 08:27
Lusa

Marcelo questionou Montenegro sobre razões para não ativar Mecanismo Europeu de Proteção Civil

O Presidente da República disse esta quarta-feira que perguntou ao primeiro-ministro o porquê de não se ativar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil face à depressão Kristin e a justificação foi de que "não era um contributo que fazia a diferença".

"Eu perguntei o que é que isso podia mudar efetivamente e o primeiro-ministro também me explicou é que aquilo que podia ter efeito útil em termos imediatos e rápidos não era um contributo que fazia a diferença. Pronto. Eu aí aceitei. Até prova em contrário, eu parto do princípio de que quem exerce o poder executivo ponderou isso, porque tinha sido ponderado e tinha-se entendido que não justificava", declarou Marcelo Rebelo de Sousa. Leia mais .

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 08:26
Lusa

Todos os distritos sob aviso amarelo por causa da chuva a partir de hoje

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo , passando a aguaceiros, devido à passagem da depressão Leonardo, segundo o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou na terça-feira em comunicado que as ondulações frontais associadas à depressão Leonardo irão afetar o estado do tempo em Portugal continental até sábado, com períodos em que a precipitação será persistente e por vezes forte, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima forte.

"Para os dias seguintes prevê-se a passagem de novas superfícies frontais e a continuação deste padrão muito instável", é referido na nota.

04 fev 2026 04 de fevereiro de 2026 às 08:17
Lusa

Depressão Leonardo traz mais chuva

Mal refeito dos , Portugal recebe a partir desta quarta-feira a depressão Leonardo, que deverá trazer chuva e ventos fortes. O país tem ainda com populações privadas de eletricidade e a precisar de ajuda, após uma semana de chuva intensa e ventos fortes que causaram 10 mortes e deixaram 68 concelhos em calamidade.

Os autarcas dão conta das necessidades da população em sucessivos apelos para a reconstrução de casas e infraestruturas, que exigem materiais e mão-de-obra qualificada.

A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados, durante reparações, ou intoxicação com origem num gerador.

As cheias têm sido um problema nos últimos dias
As cheias têm sido um problema nos últimos dias Lusa
Tópicos Mau tempo