Sábado – Pense por si

Contos Clássicos Portugueses


agora disponíveis para ler e ouvirContos Clássicos PortuguesesAceder aqui

Todos os distritos sob aviso amarelo e Força Aérea faz reconhecimento dos estragos: tudo sobre o mau tempo

Depressão Leonardo traz mais chuva a partir de hoje.

Chuva e a aumento do caudal dos rios têm causado inundações
Chuva e a aumento do caudal dos rios têm causado inundações Lusa
Ao Minuto Atualizado Há 1 minuto
Há 14 minutos 04 de fevereiro de 2026 às 12:47
autor Luana Augusto

Há cerca de 250 pessoas deslocadas, segundo a Proteção Civil

A Proteção Civil avançou esta quarta-feira, em conferência de imprensa, que há neste momento 251 pessoas deslocadas: 53 no distrito de Santarém, 145 em Leiria e 53 em Castelo Branco, e que desde o dia 1 de fevereiro até ás 12h de dia 4 foram registadas 3.326 ocorrências. Segundo o comandante Mário Silvestre, que cita a EDP, há ainda cerca de 90 mil clientes sem eletricidade.
A mesma autoridade alertou ainda para a "precipitação persistente e vento forte" nas próximas horas e disse que estão em "situação de alerta as ribeiras do Rio Vouga, do Rio Águeda, do Rio Mondego, do Rio Lis, do Rio Tejo e do Rio Sado". Aqui, é "espectável que haja inundações devido à subida dos caudais dos rios", explicou Mário Silvestre, comandante nacional da Proteção Civil.

A Proteção Civil disse ainda que há três meios aéreos nos terrenos para fazer as "ações de reconhecimento" e um "avião da Força Aérea para fazer o mapeamento das zonas" e que está a ser utilizado o "serviço de cartografia da Força Aérea para ajudar a mapear os rios".
Há 22 minutos 04 de fevereiro de 2026 às 12:39

Imagens aéreas da Força Aérea e Marinha mostram áreas afetadas pelas cheias

A Força Aérea realizou esta quarta-feira um sobrevoo de reconhecimento da zona envolvente ao Rio Vouga, entre a Ria de Aveiro e a barragem de Ermida, para recolher informação sobre áreas afetadas por cheias e em situação de perigo.
A carregar o vídeo ...
Há 23 minutos 04 de fevereiro de 2026 às 12:38
Lusa

Corte da A14 entre a Figueira da Foz e Montemor-o-Velho mantém-se por tempo indeterminado

O corte de trânsito na autoestrada 14 (A14) entre a Figueira da Foz e Montemor-o-Velho irá manter-se, por tempo indeterminado, devido a novo alagamento do pavimento na noite passada, disse à Lusa fonte oficial da Brisa. Em informação prestada pelas 11h00, a mesma fonte explicou que esta noite a água subiu nos terrenos adjacentes àquela via, entre os quilómetros (km) 8 e 9, e entrou no asfalto, levando à manutenção da interrupção da circulação nos dois sentidos, decidida ao início da madrugada de terça-feira. Em imagens a que a Lusa teve acesso, captadas entre as 09h48 e as 10h00 de hoje, é possível ver a água a passar por debaixo das guardas de proteção, no sentido Figueira da Foz -- Montemor-o-Velho e invadir o asfalto, numa zona de terrenos agrícolas entre a ponte da A17 sobre o rio Mondego e as comportas do Foja, na freguesia de Maiorca. Esta é sensivelmente a mesma zona onde a A14 (então IP3) esteve cortada vários dias, também devido à subida das águas, nas grandes cheias de janeiro de 2001, há 25 anos.
Há 35 minutos 04 de fevereiro de 2026 às 12:26
Lusa

Castelo de Leiria parece "um filme de terror"

A quase totalidade das árvores do Castelo de Leiria foram destruídas pela depressão Kristin, que também fez cair um troço de muralha daquele monumento que, segundo a vice-presidente do município, "parece um filme de terror". "Perderam-se cerca de 90% das árvores e arbustos. Parece um filme de terror", disse à agência Lusa Anabela Graça, que assume os pelouros dos Equipamentos Culturais, Cultura e Educação. Monumento Nacional desde 1910, o Castelo de Leiria foi um dos equipamentos do património cultural do concelho mais afetados pela tempestade, tanto no interior como no exterior.
No edificado, as situações mais sensíveis são a Casa do Guarda, "recentemente reconstruída", atingida por uma árvore de grande porte, e a queda de um troço de muralha. Segundo Anabela Graça, os técnicos procederam a uma avaliação dos estragos: "Estamos a aguardar orientações, mas foi muito importante a vinda de imediato, porque não podemos interferir num Monumento Nacional". A limpeza do Castelo de Leiria teve início na terça-feira e "está a andar a um ritmo muito bom", mas não há previsão para reabertura do monumento mais visitado de Leiria. Em 2025, foram registadas 121.371 entradas.
Há 37 minutos 04 de fevereiro de 2026 às 12:24

Bombeiros de Ourém ficam sem luz após furto de combustível a geradores

Em Ourém estão a roubar combustível aos bombeiros durante a noite. Na noite desta terça-feira, o quartel de Freixianda voltou a ficar completamente às escuras, após terem furtado o gasóleo dos geradores que estavam a fornecer energia à secção. Ao NOW, os bombeiros falam num ato de desespero da população, que está há já vários dias sem eletricidade e sem telecomunicações.
A carregar o vídeo ...
Há 39 minutos 04 de fevereiro de 2026 às 12:22
Lusa

Soure regista novos cortes de eletricidade

O presidente da Câmara de Soure, Rui Fernandes, disse esta quarta-feira à Lusa que algumas freguesias do concelho, no distrito de Coimbra, registaram novos cortes de energia elétrica, na sequência dos ventos e chuva da última noite. A freguesia de Samuel voltou a ficar sem eletricidade, assim como parte da freguesia de Vinha da Rainha, segundo o autarca. "A minha a maior preocupação, neste momento, é, enquanto o tempo for permitindo, continuar a recuperar a rede elétrica. Tenho pessoas há sete dias sem luz, é exasperante", salientou. Segundo Rui Soares, o dia "está calmo, por agora", registando-se "pequenas emergências", como quedas de taludes ou árvores, às quais se estão a dar resposta para evitar uma fase "mais extrema, com, por exemplo, estradas fechadas".
Há 40 minutos 04 de fevereiro de 2026 às 12:21

Parlamento aprova audição urgente da ministra da Administração Interna

AComissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira a audição urgente da ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, e do secretário de Estado da Proteção Civil sobre a resposta à tempestade Kristin e o funcionamento da rede SIRESP. Os requerimentos para ouvir no parlamento a ministra foram apresentados por Chega e IL, com os deputados do partido liderado por André Ventura a propor também a audição do secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha -- ambos aprovados por unanimidade. Saiba mais
Há 59 minutos 04 de fevereiro de 2026 às 12:02

Parque de campismo em São Pedro de Moel destruído: Caravanas arrasadas pelo vento

A carregar o vídeo ...
Há 1 hora 04 de fevereiro de 2026 às 12:00

Produtores de leite reforçam apelo ao Governo para reparar explorações afetadas

A Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) reforçou esta quarta-feira o apelo ao Governo para disponibilizar apoios à reconstrução e reparação das instalações do setor afetadas pelo mau tempo.

"A APROLEP apela ao Governo para que rapidamente disponibilize apoio à reconstrução e reparação das construções afetadas para salvaguardar a segurança dos trabalhadores e o bem-estar dos animais", lê-se no comunicado divulgado hoje.

A associação que representa os produtores de leite reforçou o apelo ao Ministério da Agricultura para o prolongamento do prazo para comunicar as informações exigidas pela DGAV relativas ao "Ecorregime de Bem-estar Animal", que termina a 06 de fevereiro.
Há 1 hora 04 de fevereiro de 2026 às 11:29

Barragem de Castelo de Bode obrigada a descarregar

A carregar o vídeo ...
Há 1 hora 04 de fevereiro de 2026 às 11:16
Lusa

Ansião com mais de 100 realojados precisa de telhas e mão-de-obra

Mais de uma centena de pessoas foram realojadas no município de Ansião, que mantém 35% do seu território sem energia. “Temos mais de uma centena de pessoas realojadas, fora as que não nos foram comunicadas, porque estão com familiares e amigos ou vizinhos. Temos pessoas em IPSS e no quartel dos Bombeiros” Voluntários de Ansião, disse à Lusa o presidente Jorge Cancelinha.
“Há muita gente a dormir em casa por resistência, mesmo a chover lá dentro, mas estamos a monitorizar constantemente, até porque esta noite foi bastante agressiva e estamos a fazer essa avaliação”, referiu. Na manhã de hoje, “ainda faltava restabelecer 35% da rede elétrica, o equivalente a mais de 2.500 residências, ainda que os outros 65% estão a ser alimentados a geradores, ou seja, soluções provisórias que não permitem ter grande estabilidade energética”. Ainda assim, o município de Ansião, no distrito de Leiria, “tem praticamente 90% do território com abastecimento de água” na rede.
Há 1 hora 04 de fevereiro de 2026 às 11:13
Lusa

Aldeia do Lousal em Grândola isolada devido à subida de ribeira

A chuva que tem caído fez transbordar a Ribeira da Corona, no concelho de Grândola, estando a população da aldeia do Lousal isolada, desde as 06h00, disse à agência Lusa o presidente da junta. “As chuvas contínuas desta noite e desta manhã fizeram transbordar a Ribeira da Corona, junto ao Lousal, e os únicos acessos do Lousal para o exterior estão impedidos”, relatou o presidente da Junta de Freguesia de Azinheira de Barros, no distrito de Setúbal, Pedro Ruas. De acordo com o autarca, os principais locais de acesso à aldeia, que estão submersos, foram sinalizados pelas autoridades, estando a ser feitos apelos à população para que se mantenha em segurança. “Estamos a fazer um apelo para as pessoas não correrem riscos, para não se meterem em aventuras, não tentarem passar as pontes, nem da Ribeira da Corona, nem da Ribeira do Lousal. É um risco demasiado grande”, alertou. Segundo Pedro Ruas, está a ser articulada com o Serviço Municipal de Proteção Civil e com os Bombeiros Mistos de Grândola, “uma solução de emergência”, caso seja necessário retirar pessoas da aldeia mineira.
Há 2 horas 04 de fevereiro de 2026 às 10:52

Chuva não dá tréguas e alaga estrada em Alcântara

Imagens mostram veículos a circular na Avenida Brasília, em Lisboa, que está completamente alagada.
A carregar o vídeo ...
Há 2 horas 04 de fevereiro de 2026 às 10:50
Lusa

Vila de Rei com mais de 90% do fornecimento de energia elétrica reposto

Mais de 90% do serviço de fornecimento de energia elétrica foi reposto no concelho de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, anunciou a Câmara Municipal. "Apesar dos fortes constrangimentos a nível de comunicações, o número geral do município de Vila de Rei [274 890 010] encontra-se em funcionamento", informou, numa nota publicada nas suas redes sociais, a Câmara de Vila de Rei. Este levantamento está a ser realizado na entrada do edifício dos Paços do Concelho, onde os particulares e empresas de Vila de Rei se devem deslocar para efetuar o seu relatório. "O município encontra-se a aceitar donativos de telhas, telhões e materiais de construção. Os materiais deverão ser entregues junto ao edifício da Junta de Freguesia de Vila de Rei". Estão também a ser criados pontos de recolha de material lenhoso e entulho, que não podem estar misturados, na Zona Industrial do Souto (depois do lagar), Milreu (junto ao campo de futebol), Silveira (junto ao cemitério) e Zevão (entrada do estradão).
Há 2 horas 04 de fevereiro de 2026 às 10:48
Lusa

Desmoronamento provoca condicionamento de trânsito no IC2 em Águeda

Um desmoronamento está a provocar condicionamentos à circulação rodoviária no Itinerário Complementar (IC) 2 junto à saída para Lamas do Vouga, em Águeda, no sentido Norte/Sul, no distrito de Aveiro, informou hoje a GNR. Na sua informação diária sobre o estado das vias no distrito de Aveiro, a GNR refere que existem 25 vias interditas ou condicionadas, a maioria das quais devido a inundação.

Ainda no concelho de Águeda, segundo a GNR, mantêm-se interditas a Estrada Municipal 577 (Fontinha), a Rua da Pateira (Fermentelos), a Estrada do Campo (Espinhel e Recardães), a Rua do Campo (Segadães) e a Rua Ponte da Barca (Serém), devido à inundação do rio Águeda. A Rua do Covão, em Valongo do Vouga, também continua interdita devido a desmoronamento. Em Ovar, está interdita a Avenida da Praia (Esmoriz), devido a desmoronamento. Em Estarreja, a GNR dá conta da interdição da Rua dos Moinhos (Pardilhó), Rua da Estação (Canelas), da Rua do Vale (Fermelã), da Rua General Artur Beirão (Canelas), da Estrada paralela à linha férrea, junto à BIORIA (Canelas) e da Rua do Feiro (Salreu), devido a inundação. Na Murtosa há três vias interditas, também devido a inundação, nomeadamente a Rua Arcebispo Cangranor (Bunheiro), a Travessa Arrais Francisco Faustino (Torreira) e a Rua Caminho das Remolhas (Bunheiro). Em Aveiro, a GNR dá conta da interdição da Rua Direita e da Rua da Pateira, em Requeixo, e da Rua Marquês de Pombal em Cacia, devido a inundação. Ainda neste concelho está interdita a Rua Pero André (Eirol) devido ao risco de derrocada de uma habitação. Mais a sul, em Oliveira do Bairro, está interdita a Rua Frei Gil (Bustos), devido ao abatimento do piso da estrada, e no concelho de Anadia estão interditas a Rua São Simão (Espairo) e a Rua da ETAR (Avelãs de Caminho), devido a inundação.
Há 2 horas 04 de fevereiro de 2026 às 10:43

“Não estávamos à espera”: moradora sobre Ribeira da Laje transbordar em Santo Amaro de Oeiras devido à chuva intensa

Populares já retiraram mobília das habitações para prevenir que água estrague os bens pessoais.
A carregar o vídeo ...
Há 2 horas 04 de fevereiro de 2026 às 10:34

Anadia recolhe materiais de construção e bens essenciais para Leiria

A Câmara Municipal de Anadia, em parceria com outras entidades, lançou esta quarta-feira uma campanha solidária de recolha de materiais de construção e bens essenciais para serem entregues na região de Leiria. "Apela-se aos cidadãos para entrega de materiais de construção e bens essenciais, tais como, lonas, telhas, silicones, cimento rápido, luvas de construção, telas de impermeabilização, oleados, coletes refletores, ferramentas de remoção e limpeza, vassouras e pás, lanternas a pilhas", enumerou o Município de Anadia.
Há 2 horas 04 de fevereiro de 2026 às 10:32

Força Aérea recolhe informação em zonas afetadas por cheias e em situação de perigo

A Força Aérea realizou esta quarta-feira um sobrevoo de reconhecimento da zona envolvente ao Rio Vouga, entre a Ria de Aveiro e a barragem de Ermida, para recolher informação sobre áreas afetadas por cheias e em situação de perigo. "Uma tripulação da Esquadra 552 da Força Aérea, acompanhada por Fuzileiros, realizou hoje um sobrevoo de reconhecimento visual na zona envolvente ao Rio Vouga, entre a Ria de Aveiro e a barragem de Ermida", anunciou em comunicado aquele ramo das Forças Armadas.

Esta "missão conjunta permitiu recolher informação crítica sobre áreas densamente afetadas por cheias e em situação de perigo, reforçando a capacidade de resposta integrada das Forças Armadas no apoio às autoridades civis e às populações".
A carregar o vídeo ...
Há 2 horas 04 de fevereiro de 2026 às 10:31

Casal e filho desalojados após casa desabar parcialmente em Ourique

Um casal, com cerca de 70 anos, e o filho, de 40, ficaram esta quarta-feira desalojados depois de a casa nde viviam ter desabado parcialmente devido ao mau tempo, no concelho de Ourique, distrito de Beja, foi divulgado. Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo indicou à agência Lusa que o alerta para o desabamento parcial desta habitação foi dado às autoridades às 07:57.
Há 2 horas 04 de fevereiro de 2026 às 10:29

Castelo Branco atribui 5.000 euros a cada freguesia para despesas imediatas

A Câmara de Castelo Branco vai disponibilizar uma verba no valor de cinco mil euros a cada uma das 22 freguesias do concelho para fazer face a despesas imediatas resultantes da passagem da depressão Kristin. "A atribuição desta verba às freguesias é para ser imediata e para fazer face à resolução de problemas urgentes. Claro que estão excluídas as grandes intervenções necessárias nas freguesias. Essas vão ser feitas em colaboração com a Câmara Municipal", explicou o presidente do município de Castelo Branco à agência Lusa.
Há 2 horas 04 de fevereiro de 2026 às 10:26

DGS pede cuidados com amianto durante limpezas após tempestade Kristin

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu esta quarta-feira recomendações de segurança após os danos causados pela tempestade Kristin, alertando para o risco de exposição ao amianto durante trabalhos de limpeza, remoção de destroços e reparação de edifícios. Leia mais .
Há 2 horas 04 de fevereiro de 2026 às 10:21

93 mil clientes da E-Redes sem energia pelas 08:00

Um total de 93 mil clientes da E-Redes continua sem abastecimento de energia elétrica devido aos danos provocados pela depressão Kristin, que afetou Portugal continental há uma semana, na rede de distribuição, informou esta quarta-feira a empresa. 

Num balanço feito às 08:00, a empresa indicou que "estão por alimentar 93 mil clientes, sendo que, nas zonas mais críticas, as avarias decorrentes da depressão Kristin totalizam 87 mil clientes".

Leiria é o distrito mais afetado, com mais com 63 mil clientes sem energia, seguido de Santarém, com 15 mil clientes, Castelo Branco com seis mil, e Coimbra com três mil, segundo a E-Redes.

No anterior balanço realizado pela empresa, na terça-feira à noite, o número de clientes afetados era de 103 mil. Leia mais .
Há 2 horas 04 de fevereiro de 2026 às 10:17
Lusa

Cerca de 99% da população de Ourém deverá ter água ao final da tarde

Cerca de 99% da população do concelho de Ourém, no distrito de Santarém, deverá ter o abastecimento de água restabelecido até ao final da tarde de hoje, anunciou a Be Water - Águas de Ourém.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa referiu que "cerca de 80% dos sistemas de abastecimento do concelho estão a operar com energia proveniente de geradores (aproximadamente 25 no total)".

"Devido à sua sensibilidade, estes equipamentos estão sujeitos a paragens e avarias, exigindo vigilância contínua e circuitos de reabastecimento ininterruptos, assegurados por duas equipas em permanência", explicou.
Há 2 horas 04 de fevereiro de 2026 às 10:16

PSD adia jornadas parlamentares em Caminha

As jornadas parlamentares do PSD previstas para segunda e terça-feira em Caminha, no distrito de Viana do Castelo, foram adiadas devido à perspetiva de agravamento das condições climatéricas, disse esta quarta-feira à Lusa o líder parlamentar social-democrata. "Face à perspetiva do piorar das condições climatéricas, o Grupo Parlamentar do PSD decidiu adiar as jornadas", afirmou Hugo Soares.

Como habitualmente, as jornadas parlamentares contariam com a presença do presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Há 3 horas 04 de fevereiro de 2026 às 09:40
Lusa

Nível de cheia subiu para 1,2 metros na baixa de Alcácer do Sal

O nível de cheia na zona baixa de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, "já ultrapassou 1,20 metros", disse esta quarta-feira à agência Lusa o comandante sub-regional da proteção civil, realçando que "a situação agravou-se". "O nível de cheia já ultrapassou 1,20 metros e prevê-se um agravamento das condições meteorológicas, a continuação da precipitação e do vento", disse o comandante sub-regional de Emergência e proteção Civil do Alentejo Litoral, Tiago Bugio.

Além disso, acrescentou, "as barragens continuam a descarregar", com essa água a chegar ao Rio Sado que 'banha' a cidade de Alcácer do Sal. "A situação agravou-se. Tivemos a maré cheia por volta das 05:00 e a próxima será às 18:00", relatou.

Tiago Bugio indicou que "a avenida está inundada e ruas adjacentes e diversas ruas estão cortadas ao trânsito".
Há 3 horas 04 de fevereiro de 2026 às 09:39
Lusa

Circulação suspensa na Linha ferroviária do Sul em Grândola

A circulação ferroviária na Linha do Sul estava às 09:00 desta quarta-feira suspensa entre Azinheira dos Barros e Grândola, no distrito de Setúbal, devido a instabilidade da via provocada pela chuva, informou a CP. De acordo com a empresa, mantinham-se às 09:00 a suspensão na Linha do Douro, entre Régua e Pocinho, e na Linha do Oeste.
Há 3 horas 04 de fevereiro de 2026 às 09:16

Autoridades pedem cautela aos visitantes da Serra da Estrela

A carregar o vídeo ...
Há 3 horas 04 de fevereiro de 2026 às 09:12
Lusa

Maioria das escolas do concelho de Leiria reabriu hoje

A maioria das escolas do concelho de Leiria reabriu hoje, uma semana após a depressão Kristin ter atingido gravemente o município, anunciou a Câmara. Abriram estabelecimentos do pré-escolar ao ensino secundário dos oito agrupamentos do concelho e a Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo (esta não agrupada), com o município a aconselhar a consulta no sítio na Internet do município ou nas redes sociais de quais as escolas reabertas, assim como as turmas deslocalizadas. “Algumas escolas vão permanecer encerradas, devido aos danos provocados pelo mau tempo, nomeadamente quedas de árvores, cortes de energia e infiltrações, situações que exigem a verificação e garantia de todas as condições de segurança”, adiantou a autarquia, referindo que a avaliação para novas reaberturas vai ser feita diariamente. No caso dos estabelecimentos que não reúnem ainda condições para reabrir, a Câmara assegurou que “continua a trabalhar em articulação com a comunidade educativa para que todos os alunos regressem às aulas em segurança o mais rapidamente possível”. A Câmara de Leiria gere 145 edifícios escolares, com cerca de 15 mil alunos.
Há 4 horas 04 de fevereiro de 2026 às 08:39
Lusa

Capitania do Douro prevê para hoje e quinta-feira maior subida do caudal do rio

O caudal do rio Douro, no Porto, deverá atingir “maiores subidas” durante o dia desta quarta-feira e de quinta-feira devido à grande quantidade de chuva que também é esperada em Espanha, alertou o comandante adjunto da Capitania do Douro. Avançando que já foram tomadas medidas preventivas, nomeadamente na zona de Miragaia, Pedro Cervaens apontou que esta noite a cota do rio atingiu os 5,20 metros, “um bocadinho menos do que na noite anterior”, esperando-se que “aumente devido à forte pluviosidade”. “Hoje e amanhã [quinta-feira] são dias de muita pluviosidade, não só aqui, mas em Espanha também, portanto a quantidade de água vai aumentar. Temos de estar ainda mais atentos”, disse o comandante adjunto da Capitania do Douro, à agência Lusa, num ponto de situação cerca das 08h00.

 
Há 4 horas 04 de fevereiro de 2026 às 08:31
Lusa

Proteção civil registou 121 ocorrências entre as a meia-noite e as 7h00

A Proteção civil registou , entre as 00h00 e as 07h00 relacionadas com o mau tempo, mantendo-se as autoridades a avaliar e monitorizar o nível das águas em várias regiões, que se mantém estável.

Em declarações à agência Lusa, Rui Oliveira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), disse que apesar da chuva forte que caiu de noite, não houve registo de ocorrências graves durante a noite.

"Entre as 00h00 e as 07h00 de hoje foram registadas 121 ocorrências, a maioria (33) na sub-região de Lisboa e na Península de Setúbal com 26. As restantes ocorrências estão distribuídas por outras regiões do país", disse.
Há 4 horas 04 de fevereiro de 2026 às 08:30
Lusa

Marcelo diz que explicação do Governo às populações "não correu bem"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que a explicação, por parte do Governo, sobre o impacto da depressão Kristin "não correu bem" e defendeu que os apoios devem chegar "nos próximos dias".

"Não é por eu dizer que o Governo esteve melhor ou pior. Há coisas em que se esteve melhor e coisas em que se esteve pior. A explicação às pessoas, em muitos casos, não correu bem, não correu bem, não correu bem", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa visita ao município de Ourém, no distrito de Santarém, uma das zonas afetadas pela depressão Kristin.

O chefe de Estado chegou pelas 21h20 de terça-feira ao posto de comando da Proteção Civil de Ourém, onde começou por reunir-se com o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque (PSD), e com o secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha (PSD).
Há 4 horas 04 de fevereiro de 2026 às 08:28
Lusa

Forças Armadas coloca 42 botes em zonas de risco severo de cheias

As Forças Armadas anunciaram que posicionaram 42 botes e respetivas equipas, para "mitigar o impacto das tempestades às populações", devido à previsão de agravamento do estado do tempo. Em comunicado, o gabinete do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) sublinhou o posicionamento na terça-feira de 42 botes e respetivas equipas "nas zonas de Coimbra, Tancos e Águeda".

Desde 28 de janeiro, estiveram em apoio direto às populações 4.117 militares, com 478 viaturas e 46 máquinas de engenharia. Entre o apoio dado estão 23 ações de desobstrução e limpeza de vias rodoviárias, estando ainda seis em curso, ou 361 pessoas apoiadas com alojamento e alimentação e 80 sacos-cama disponibilizados.

As Forças Armadas forneceram ainda 28 geradores e 23 equipamentos Starlink, para reforço/disponibilidade de comunicações de emergência. Disponibilizaram também equipas para cortes de árvores, com 20 equipas de limpeza, das quais 12 com motosserras
Há 4 horas 04 de fevereiro de 2026 às 08:27
Lusa

Marcelo questionou Montenegro sobre razões para não ativar Mecanismo Europeu de Proteção Civil

O Presidente da República disse esta quarta-feira que perguntou ao primeiro-ministro o porquê de não se ativar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil face à depressão Kristin e a justificação foi de que "não era um contributo que fazia a diferença".

"Eu perguntei o que é que isso podia mudar efetivamente e o primeiro-ministro também me explicou é que aquilo que podia ter efeito útil em termos imediatos e rápidos não era um contributo que fazia a diferença. Pronto. Eu aí aceitei. Até prova em contrário, eu parto do princípio de que quem exerce o poder executivo ponderou isso, porque tinha sido ponderado e tinha-se entendido que não justificava", declarou Marcelo Rebelo de Sousa. Leia mais .
Há 4 horas 04 de fevereiro de 2026 às 08:26
Lusa

Todos os distritos sob aviso amarelo por causa da chuva a partir de hoje

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo , passando a aguaceiros, devido à passagem da depressão Leonardo, segundo o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou na terça-feira em comunicado que as ondulações frontais associadas à depressão Leonardo irão afetar o estado do tempo em Portugal continental até sábado, com períodos em que a precipitação será persistente e por vezes forte, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima forte.

"Para os dias seguintes prevê-se a passagem de novas superfícies frontais e a continuação deste padrão muito instável", é referido na nota.
Há 4 horas 04 de fevereiro de 2026 às 08:17
Lusa

Depressão Leonardo traz mais chuva

Mal refeito dos , Portugal recebe a partir desta quarta-feira a depressão Leonardo, que deverá trazer chuva e ventos fortes. O país tem ainda com populações privadas de eletricidade e a precisar de ajuda, após uma semana de chuva intensa e ventos fortes que causaram 10 mortes e deixaram 68 concelhos em calamidade.

Os autarcas dão conta das necessidades da população em sucessivos apelos para a reconstrução de casas e infraestruturas, que exigem materiais e mão-de-obra qualificada.

A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados, durante reparações, ou intoxicação com origem num gerador.
As cheias têm sido um problemas nos últimos dias
As cheias têm sido um problemas nos últimos dias Lusa
Tópicos Mau tempo